Aula Temática aborda os desafios da União Europeia

Por: Patrícia Junqueira Fagundes

Os alunos da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas participaram de uma aula temática sobre a União Europeia no dia 25 de abril, tanto no matutino quanto no noturno. A aula foi ministrada pelo cientista político e jornalista italiano Carlo Cauti, que discutiu temas como acordos econômicos e as leis de imigração.

A palestra faz parte do projeto “ALUE: Diplomacia Pública da UE na América Latina”, que visa apoiar a UE no desenvolvimento de diversas atividades para se conectar e se envolver em audiências temáticas europeias nos países parceiros. O objetivo é aumentar a influência da UE com ferramentas e treinamento em diplomacia pública.

De acordo com Carlo Cauti, o interesse da União Europeia em desenvolver esse tipo de atividade é dar os instrumentos intelectuais e a preparação necessária aos futuros formadores de opinião. Dessa forma, esses profissionais podem escrever matérias mais aprofundadas e bem apuradas. “O que a UE percebeu é que falta um pouco de conhecimento de base, de estruturas institucionais, estruturas econômicas, estruturas dos valores da UE na mídia brasileira. Isso não é um demérito, porque falta justamente esse tipo de atividade, de explicação”, explica.

Durante a palestra foi ressaltado que os jornalistas iniciantes que desejam se aprofundar no assunto devem ler o máximo possível, aprender línguas estrangeiras e aperfeiçoar a língua original. “O jornalista deve analisar muito os acordos, os tratados, os papéis institucionais, porque é lá que você encontra as informações fundamentais para fazer uma ótima matéria”, afirma Cauti.

Além disso, foram apresentadas aos alunos as possiblidades de bolsas de estudos no exterior com o intuito de aumentar o conhecimento sobre a União Europeia. A aluna do 5º período de jornalismo, Mariane Narciso de Assis, ficou muito interessada no tema e conta que a palestra a motivou a procurar saber mais sobre o assunto. “Eu gostei bastante da palestra. Não tenho tanto conhecimento sobre a União Europeia e eu tenho bastante vontade de fazer algum intercâmbio. Com a palestra eu fiquei com mais vontade de ir”, comenta. “Ele trouxe coisas que ninguém sabia, e eu achei bem legal”, completa.

Clique aqui e veja a notícia no Facebook.

Aula Temática aborda os desafios da União Europeia 1

PUC-Campinas