Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Área do aluno
Vestibular 2021

Atividades de Pós-Graduação e Extensão avançam com a utilização de plataformas digitais na PUC-Campinas

Cursos de Mestrado, Doutorado, Especialização e Extensão são oferecidos de forma remota durante o isolamento social; docentes aprovam ferramentas

Os Cursos de Pós-Graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu) e de Extensão da PUC-Campinas, oferecidos em todas as áreas do conhecimento, seguem com suas atividades remotas durante o isolamento social com o suporte do Canvas e do Teams, plataformas digitais usadas nas principais universidades do mundo. As ferramentas possibilitam uma interação on-line completa com recursos de compartilhamento de materiais, debates em fóruns, realização de videoconferências, entre outros.

Desde a suspensão das atividades presencias devido ao coronavírus, medida adotada para proteger a comunidade acadêmica dos riscos de contaminação, os professores têm utilizado as ferramentas como suporte pedagógico, oferecendo novas possibilidades de aprendizado aos alunos. Até o dia 17 de abril, cerca de 1.500 estudantes dos Cursos de Mestrado, Doutorado, Especialização e também da Extensão fizeram uso das plataformas para o desenvolvimento das tarefas acadêmicas.

Adquiridas pela Universidade, que acompanha o processo de transformação digital, as ferramentas Canvas e Teams dispõem de múltiplas funcionalidades, como envio de avisos e e-mails, realização e correção de provas, tarefas on-line, calendário compartilhado, suporte a videoconferências, fóruns, ferramentas de colaboração, compartilhamento de arquivos multimídia e criação de salas virtuais.

Além das plataformas mencionadas, a comunidade acadêmica também tem acesso ao Office 365, da Microsoft, que viabiliza a utilização de ferramentas para a comunicação e colaboração on-line, como Word, Excel, PowerPoint, Outlook, OneDrive (armazenamento de arquivo em nuvem), Sway (criação de apresentações interativas), Stream (streaming de vídeos e videoaulas) e OneNote, que propicia a criação de anotações e cadernos virtuais.

“Considerando todos os Cursos de Pós-Graduação e de Extensão em andamento, foram criadas mais de 300 gravações em mídia, 500 tarefas, 400 debates em fóruns e 1.600 arquivos enviados, fazendo com que os alunos mantenham o acesso a conteúdo sem prejuízo à sua formação. Do mesmo modo, temos capacitado os docentes virtualmente para que consigam planejar e realizar suas atividades de forma remota com a mesma qualidade e seriedade existentes nas aulas presenciais”, destaca o Prof. Edmar Santana de Rezende, coordenador do Departamento de Desenvolvimento Educacional (DDE).

Extensão

Os Cursos de Extensão da PUC-Campinas, focados no aperfeiçoamento e difusão cultural em diversas áreas do conhecimento, são organizados em atividades de curta duração, visando oferecer ao aluno uma atualização profissional de forma prática e flexível. Com as atividades remotas, esses propósitos continuam sendo alcançados, garante a Profa. Dra. Regina Jordão, que leciona no curso de “Nutrição e Suplementação Esportiva: uma visão metabólica por meio do exercício”.

A docente afirma que, embora os métodos tenham sido adaptados em função do ensino à distância, os estudantes seguem tendo acesso ao conteúdo programático mediante videoconferências, fóruns de discussão e testes on-line, bem como ao suporte remoto, que possibilita o acesso e armazenagem de artigos científicos, links para consultas e, ainda, a interação com demais alunos.

“Conseguimos trabalhar com metodologia ativa, utilizando câmeras e áudios para orientar os alunos. Houve, inclusive, práticas e exercícios físicos em casa para a demonstração das teorias aplicadas. Os alunos têm dado um feedback positivo, contentes com o material de apoio e dinâmica apresentada pelos docentes”, diz Regina.

Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização e Programas de Residência)

Criados com o objetivo de atualizar profissionais que buscam a consolidação no mercado de trabalho ou recolocação, os Cursos de Especialização da PUC-Campinas têm dado sequência às suas atividades durante a crise da covid-19, também se prevalecendo das plataformas digitais. O Prof. Dr. Geraldo Fonseca, coordenador da Especialização sobre o Novo Processo Civil Brasileiro, enaltece as ferramentas utilizadas, alegando que suas funcionalidades propiciam a continuidade dos trabalhos e das aulas expositivas.

“A diferença agora é que os assuntos, em vez de tratados em sala de aula, são discutidos por meio de videoconferências. Mantivemos os debates em grupos com a participação dos docentes para os feedbacks, e as trocas entre os estudantes continuam ocorrendo sem qualquer comprometimento”, explica Fonseca.

Professor na Faculdade de Direito, ele assegura que os esforços estão concentrados em oferecer aos alunos a mesma dinâmica das aulas convencionais, priorizando não apenas aulas expositivas, como também atividades práticas de simulação, elaboração de contratos e documentos jurídicos etc. “Os estudantes têm elogiado muito essa providência”, complementa.

Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado)

Voltados à formação e capacitação de docentes e pesquisadores, além da qualificação profissional, os Cursos de Mestrado e Doutorado da PUC-Campinas, de maneira a viabilizar o prosseguimento das atividades acadêmicas, vêm utilizando o Canvas e o Teams estrategicamente, instigando os alunos a vivenciar novas formas de compartilhamento e aprendizado. “O potencial colaborativo oferecido por essas ferramentas faz com que os trabalhos ganhem em qualidade. À medida que estes projetos ficam disponíveis para a apreciação de todos, há um esforço maior em apresentar boas reflexões e bom conteúdo”, analisa o Prof. Dr. Tarcísio Torres, coordenador do Mestrado em Linguagem, Mídia e Arte.

Segundo o docente, as turmas de Seminários Avançados em Pesquisa têm usado as plataformas para a produção de textos relativos à introdução, contextualização e estruturação do trabalho, bem como aproveitado as videoconferências para debates e reflexões. “As ferramentas dinâmicas propiciadas por tais tecnologias garantem a interação síncrona dos alunos, que podem falar sobre as produções e questões reflexivas de seus respectivos projetos. A tendência é que, mesmo depois de retornarem as atividades presenciais, os recursos continuem sendo utilizados como apoio pedagógico”, finaliza.

As aulas presenciais na PUC-Campinas seguem suspensas até o dia 10 de maio, em cumprimento aos decretos do Governo Estadual e da Prefeitura Municipal de Campinas.



Avelino Souza
22 de abril de 2020