A Faculdade Serviço Social da PUC-Campinas convida os profissionais da área que trabalham nos 19 municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) para o evento em comemoração ao Dia do Assistente Social, que será realizado nas próximas quarta e quinta-feira, 10 e 11 de maio, no Auditório Dom Gilberto, no Campus I (Rodovia D. Pedro I, km 136, Parque das Universidades). A comemoração será especial, porque a profissão em 2006 completa os 70 anos de existência no Brasil.

O assistente social é o profissional que atua no campo das questões sociais, através das políticas públicas nas áreas de saúde, educação, habitação, trabalho, serviços urbanos, nutrição e alimentação, previdência social, segurança, cultura, lazer, comunicação social, entre outras. Atende basicamente à população excluída, aos trabalhadores, famílias, crianças, adolescentes, idosos, portadores de deficiência, drogaditos, pacientes terminais, aidéticos, mulheres vítimas de violência, moradores de rua, seja por intermédio de instituições públicas e empresariais, ou de organizações da sociedade civil e movimentos sociais.

As inscrições para o evento são gratuitas e devem ser confirmadas pelos telefones (19) 3234-5830, das 13h às 17h ou pelo e-mail: campinas@cress-sp.org.br.

10/05 (quarta-feira)

19h – Abertura coordenada pela professora Vânia Maria Caio, diretora da Faculdade de Serviço Social da PUC-Campinas

19h30 – Mesa-redonda sobre o tema “Pessoa com Deficiência, Família e Cidadania”, com Maria Eduarda Silva Leme (coordenadora técnica do Centro Cultural Louis Braille de Campinas), Silvia Pereira (membro do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência), Maria de Fátima Campos Françoso (docentes do Centro de Estudos e Pesquisa em Reabilitação, da Faculdade Ciências Médicas da Unicamp e formada em Serviço Social pela PUC-Campinas).

21h – Debate.

11/05 (quinta-feira)

14h às 15h – Palestra sobre o tema “70 anos de Profissão: reafirmando o projeto ético-político”, com a professora Maria Carmelita Yasbeck (docente e pesquisadora da PUC-SP e professora visitante em universidades de Portugal e Argentina)

15h – Debate

15:45 horas – Mesa-redonda sobre o tema “Organização e Valorização da Profissão de Serviço Social”, com a professora Áurea Satomi Fuziwara (integrante das Comissões de Comunicação, Organização Política e Núcleo de Criança e Adolescente), Mônica Fernandes Albuquerque (coordenadora do Núcleo de Saúde do Cress/SP, participante da Plenária Municipal de Saúde e assistente social do Hospital Municipal Prof. Dr. Alípio Correa Neto, da Zona Leste-SP);

16h30 – Debate.

19h – Atividade cultural

19h30 às 22h30 – apresentação do filme “Quanto custa ou é por kg?”, mediado pela professora Jeanete Liasch Martins de Sá (professora da Faculdade de Serviço Social e coordenadora do serviço de extensão Universidade da Terceira Idade, ambos da PUC-Campinas)

Serviço

A Faculdade de Serviço Social da PUC-Campinas, fundada em 1949 está instalada no Prédio H-12 do Campus I (Rodovia D. Pedro I, Km 136, Parque das Universidades). Nos últimos 60 anos, tem sido a principal formadora de profissionais para Campinas e região. Sua diretora é a professora Vania Maria Caio. Serviço Social integra o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), que reúne também as seguintes faculdades: Biblioteconomia, Educação e Educação Física.

Mais informações sobre as instalações, programa pedagógico e professores da Faculdade de Serviço Social podem ser obtidas pelo portal www.puc-campinas.edu.br, no site do CCSA, acessível pelo link graduação ou pelo telefone (19) 3756-7019 e e-mail fss@puc-campinas.edu.br.

8 de maio de 2006