Artes Visuais abre a exposição “Recontos Visuais: narrativas e encontros” no Campus I da PUC-Campinas

Obras fazem parte do conjunto Experimentais 2022, que teve início em setembro no prédio H07

A Faculdade de Artes Visuais da PUC-Campinas inicia nesta quarta-feira, 9 de novembro, a terceira exposição do conjunto “Experimentais 2022”, chamada “Recontos Visuais: narrativas e encontros”. Estarão expostas obras dos alunos Yurii Leon e Li Casonatto, Conrado F. Graci, Julia e Letícia Fioramonte, Felipe Zago, Aline Martins, Gabriel Nilsen e Letícia Brandão, Laura Rocha e Paulo Vacaro, Lia Galdino.

O conjunto tem por objetivo trazer a narrativa que atravessa a história humana. De pinturas rupestres a abstrações contemporâneas, a arte tem sido uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento dos contos que habitam nosso imaginário. Partindo de diferentes técnicas e formatos, a exposição “Recontos” propõe-se a entregar as mais diversas histórias, nos mais variados formatos, com a preocupação dos artistas em traçar um paralelo entre arte e narrativa.

Yurii Leon e Li Casonatto apresentam uma interpretação em formato de diorama sobre um cenário da história de Corte de Espinhos e Rosas, com o intuito de representar tridimensionalmente imagens e sensações que uma narrativa pode nos inspirar.

Os artistas Conrado F. Graci, Julia e Letícia Fioramonte exploram, em Os Fios do Destino, a construção de uma narrativa colaborativa através de um jogo de Role Playing Game (RPG), investigando o processo de criação de ilustrações e a produção de dioramas.

Com foco no desenvolvimento de uma história de investigação criminal, o artista Zago utiliza de elementos do manifesto afro-surrealista e de histórias de terror cósmico na criação de personagens e cenários para uma novela gráfica.

O grupo de artistas Aline Martins, Gabriel Nilsen e Letícia Brandão apresentam Cores da Floresta, um jogo de narrativa interativa que explora a identidade cultural latino-americana dos contos populares.

Laura Rocha e Paulo Vacaro utilizam a poética do livro infantil, com a intenção de discutir os elementos básicos da arte e o bloqueio criativo, usando como suporte didático artistas de minorias sociais como fundamento para os temas desenvolvidos no material.

Por fim, Lia Galdino propõe releituras de obras da história da arte através da fotoperformance como material didático.

As obras apresentadas são Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos estudantes. Os trabalhos podem ser visitados de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h, na Galeria da Faculdade de Artes Visuais, no prédio H07, no Campus I. A entrada é gratuita.

Carlos Giacomeli
9 de novembro de 2022