Arquitetura promove Ação Solidária com calouros na sede da Guardinha, em Campinas

Mais de 70 alunos de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas revitalizaram o imóvel com pintura e paisagismo

Depois de praticamente dois anos da fase mais severa da pandemia da Covid-19, os alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo conseguiram colocar em prática uma Ação Solidária organizada pelo PET (Programa de Educação Tutorial) de Arquitetura na sede da Associação de Educação do Homem de Amanhã, conhecida popularmente como Guardinha, em Campinas. A atividade durou o dia todo e deixou o imóvel mais bonito.

Cerca de 70 alunos, entre calouros e veteranos, puderam transformar o imóvel em um espaço mais confortável e funcional. As atividades também contaram com a ajuda de jovens da própria Guardinha.

“Queríamos fazer em janeiro, mas não foi possível (em razão da pandemia). Então, fizemos ações dentro da faculdade, mas em escala reduzida. Depois, foram 6 meses de organização, mas é muito revigorante ver tudo isso acontecer. É uma experiência muito boa. O PET é um escritório. É um projeto que a gente vê sendo efetivado”, comenta Thaís Moda, responsável pela atividade. O Programa é coordenado pela Prof. Dra. Jane Victal Ferreira.

Para os alunos, foi a chance de ver o conteúdo recebido dentro da sala de aula sair do papel. “Está sendo fantástico aplicar o aprendizado que já tivemos em aula aqui. Além de ajudar, nós vamos levar para a nossa profissão essa experiência da ‘mão na massa’ ”, reforça o aluno do 2º ano de Arquitetura e Urbanismo, Alexandre Silveira.

No local, os estudantes puderam revitalizar um espaço de jardim, com o plantio de mudas, além da instalação de um armário de madeira para o salão de jogos, bancos, pintura dos ambientes com as cores da Guardinha, entre outras melhorias. “Com a implantação de uma lousa dá para deixar a sala mais convidativa. É cansativo, mas é muito gratificante. Estamos vendo o resultado e é muito legal planejar tudo isso”, pontua Isabela Falco, do 3º ano de Arquitetura e Urbanismo.

Quem recebeu as melhorias também, claro, saiu satisfeito da ação. Casa nova e muito mais moderna. “É muita gratidão ao trabalho da PUC-Campinas. Estamos trabalhando itens importantes com os jovens, e isso é o principal objetivo, o que mais vai deixar de valor para nós”, comenta Paulo Henrique de Oliveira Pereira, coordenador da Produção Social Básica da Guardinha.

Carlos Giacomeli
12 de agosto de 2022