Anunciados os vencedores do Concurso de Fotografia Ações que Salvam o Planeta

A PUC-Campinas divulgou os vencedores do Concurso de Fotografia – Ações que Salvam o Planeta, organizado pela Faculdade de Jornalismo. O concurso integra as atividades comemorativas dos 80 anos da PUC-Campinas e dos 50 anos do curso de Comunicação, faz parte da agenda da ONU Meio Ambiente e tem o patrocínio cultural da Eletromídia.

O primeiro colocado na categoria profissional foi Thiago Borazanian, o segundo lugar foi para Edson Souza e o terceiro para Larissa Helena. Na categoria estudante o primeiro colocado foi Matheus de Azevedo, o segundo Guilherme Zullo Silvestre e em terceiro Thais Andressa Silva. E na categoria amador ficou em primeiro lugar Iara Lima, em segundo lugar Gustavo Castilho e em terceiro Victor Emanoel Domingues Imesi Neto.

A comissão julgadora foi composta por professores da PUC-Campinas e profissionais da área. A Comissão Organizadora foi composta por Rosemary Bars Mendez, Cyntia Andretta, Amanda Artiolli, Erika Constantino e Fabiana Bezerra.

No profissional, os prêmios para o primeiro, segundo e terceiro colocados são de R$ 3.000,00. R$ 2.500,00 e R$ 1.500,00 respectivamente. No amador os prêmios são de R$ 1.500,00, R$ 1.000,00 e R$ 500,00 e entre os estudantes R$ 2.500,00, R$ 2.000,00 e R$ 1.000,00.

Confira a relação dos vencedores

Categorial profissional

1º lugar: Thiago Borazanian. Foto realizada no dia 30/07/2021, na madrugada mais fria desde 2016, onde a temperatura mínima chegou à 4,3º, na cidade de São Paulo. Instituto GAS na entrega de cobertores, roupas, comida e café para pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social. A voluntária entrega um copo de café para uma pessoa em situação de rua, no Bairro da Bela Vista, próximo à praça Franklin Roosevelt.

2º lugar: Edson Souza com foto tirada no Centro de Triagem no bairro da Água Branca em Ilhabela.

3º lugar: Larissa Helena. Foto Pelas Mãos Das Mulheres Atingidas – Horta orgânica que resiste em Paracatu de Baixo, território atingido pelo rompimento da Barragem de Fundão. Foto tirada em 13 de dezembro de 2017.

Categoria Amador

1º lugar: Iara Lima. Foto Catadoras De Materiais Reciclados. Vila Gênese em Campinas. Bairro conhecido por ter uma ampla mão de obra decorrente da reciclagem formal e informal.

2º lugar: Gustavo Castilho. Foto A energia solar. A união da tecnologia com o meio ambiente.

3º lugar: Victor Emanoel Domingues Imesi Neto. Foto Vista da Represa do Bortolan em Poços de Caldas, Minas Gerais, tomada por aguapés e com apenas um barco e moradores tentando fazer a limpeza.

Categoria Estudante

1º lugar: Matheus de Azevedo. Foto Plantando uma vida. Plantando uma árvore em meio a tantos desastres de queimadas, na cidade Hortolândia, São Paulo, tirada em 25/07/2021.

2º lugar: Guilherme Zullo Silvestre. Foto Ensinar a Preservar. A mãe que ensina a essência da convivência harmoniosa com a natureza, o despertar para a consciência ambiental desde cedo, de respeito às águas e ao meio ambiente em um universo brincante e mágico para a infância. Local: represa da cidade de Santa Cruz da Conceição-SP. Fotografia tirada em 20/02/2021.

3º lugar: Thais Andressa Silva. Foto Vá de Bike. A foto foi feita a partir de uma longa exposição, não possuindo nenhum tipo de montagem. A imagem visa retratar a importância do ciclismo para a sustentabilidade e preservação ambiental, já que, não contribui com a emissão de gases.

Clique nas fotos abaixo para ampliar.

Marcelo Andriotti
15 de setembro de 2021