Alunos de Relações Públicas recolhem doações para mulheres em situação de vulnerabilidade social

Projeto Higi-Mulher, que trabalha com a conscientização, arrecada itens de higiene pessoal para ajudar o público-alvo

*Por Elton Mateus Felix

Alunos da Faculdade de Relações Públicas da PUC-Campinas estão organizando uma campanha de arrecadação de itens de higiene pessoal para mulheres em situação de vulnerabilidade social. O projeto Higi-Mulher recolherá doações em sistema drive-thru, nos dias 28 e 29 de maio, e nos dias 11 e 12 de junho, das 10h às 14h, em frente ao portão 2 do Campus I da Universidade, que fica na Rua Profa. Ana Maria Silvestre Adade, 793, no Parque das Universidades, em Campinas. Haverá, ainda, pontos de arrecadação nas cidades de Rio Claro, Limeira e Jaú.

Os itens desejados são absorvente, desodorante, máscara facial, escova de dente, creme dental, escova de cabelo, sabonete corporal, shampoo, condicionador, hidratante, papel higiênico, bem como outros produtos de higiene e proteção. Os estudantes farão a composição de kits que vão ser entregues, simultaneamente, para o Centro de Assistência Social AFASCOM, ao Movimento Transforma Campinas e ao Centro Comunitário Vista Alegre, em Limeira, no dia 15 de junho.

O projeto, inteiramente desenvolvido pelos alunos, surgiu durante uma proposta para a matéria de “Relações Públicas, Responsabilidade Socioambiental e Governança Corporativa”, ministrada pela Profa. Dra. Maura Padula de Sousa Amaral, responsável pela orientação do trabalho. “Essa ação foi possível graças ao novo projeto pedagógico da Universidade, que incorpora o espírito das atividades de extensão, convidando os alunos a levar o que aprendem para além das salas de aula”, destaca a docente.

A ideia, que rapidamente contou com o interesse e a mobilização dos alunos, tem sido estendida em ações de conscientização no Instagram e redes sociais dos próprios estudantes, responsáveis pela produção de conteúdo para essas plataformas. “A expectativa de todos é que essa iniciativa consiga mobilizar a sociedade”, diz Maura.

A orientadora também ressalta a preocupação dos alunos de não restringir a ação à população feminina. Segundo ela, o projeto, que visa combater a pobreza menstrual, pretende atender um centro de apoio LGBTQI+, levando em conta que homens transexuais também têm dificuldades dessa natureza. “Convido todos a se engajar com a gente nessa proposta bonita que os alunos de RP desenvolveram”, complementa a professora.

Locais de arrecadação

Por questões de segurança, os estudantes definiram locais públicos para a arrecadação dos itens de higiene. Os pontos não se restringem à cidade de Campinas.

On off (Loja roupa) – Rua 8, Av. Saudade, Rio Claro

Colégio Portal Anglo – Avenida Saudades, 1554 – Centro, Limeira

Casa Peccioli (Loja de material de construção) – Rua Quintino Bocaiúva, no 616 – Jaú, centro.

Drive-Thru Portão 2 –  Campus I da PUC Campinas – Rua Profa. Ana Maria Silvestre Adade, 793, Parque das Universidades – Campinas/SP

Outras informações podem ser obtidas no perfil do projeto no Instagram.

*Estagiário sob supervisão do Departamento de Comunicação (DCOM)

Vinícius Purgato
31 de maio de 2021