Alunos de Comércio Exterior iniciam parceria com estudantes da Colômbia

Integração é parte do projeto International Collaborative Learning (ICL), proposto pela Faculdade de Administração

Alunos do Curso de Comércio Exterior da PUC-Campinas tiveram nesta quarta-feira, dia 21 de novembro, um contato via Skype com estudantes da Universidade Nacional da Colômbia, em uma parceria que marca o início do projeto International Collaborative Learning (ICL), no qual os graduandos têm a oportunidade de trabalhar em conjunto com alunos de outros países.

A integração, resultado de uma iniciativa da Faculdade de Administração, reúne estudantes de universidades que utilizam em suas atividades acadêmicas o Cesim, um simulador de gestão de negócios que integra diversas áreas funcionais de uma organização. Os alunos, distribuídos em cinco equipes – compostas também por estudantes colombianos – serão submetidos, nesta ocasião, a um desafio no jogo Simbrand, que incorpora uma série de conceitos de Marketing para ajudar os participantes a planejar estratégias e praticar a tomada de decisão.

A Profa. Dra. Camila Brasil Gonçalves Campos, responsável por estabelecer as conversas junto à Universidade Nacional da Colômbia, utilizará as atividades para avaliar os alunos na disciplina de Marketing. “É fantástica a iniciativa, uma vez que eles podem explorar o conteúdo visto em sala de aula, além de trabalhar com equipes multiculturais, que dão a oportunidade de treinar as habilidades no idioma. Ou seja, os alunos desenvolvem a comunicação, aprimoram todos os conhecimentos, tornando a formação ainda mais completa”, avaliou.

Já os estudantes, que terão o desafio de gerenciar o lançamento de um smarphone durante as etapas previstas no simulador, enxergam a experiência como um diferencial oferecido pelo Curso. “É um projeto inovador, principalmente na área de Comércio Exterior, cuja exigência no domínio do idioma é grande”, destacou a aluna Joyce Evangelista, de 20 anos.

O contato com os estudantes colombianos, que ocorrerá através de um chat disponível dentro do simulador, vai até o dia 10 de dezembro, quando os resultados deverão ser apresentados. Neles, os alunos terão ciência sobre a situação financeira do negócio.

Vinícius Purgato
21 de novembro de 2018