Alunos de Comércio Exterior encerram experiência de internacionalização

Grupos realizaram simulador de negócios com estudantes colombianos

Alunos do Curso de Comércio Exterior da PUC-Campinas encerraram, após três semanas, uma parceria com a Universidade Nacional da Colômbia, na qual tiveram a oportunidade de simular a gestão de negócios em conjunto com estudantes colombianos.

A integração é parte do projeto International Collaborative Learning, idealizado pela Faculdade de Administração, que visa promover a internacionalização através do contato com entidades de fora do país. Na ocasião, os estudantes das duas universidades compartilharam a utilização do Cesim, ferramenta que possibilita a tomada de decisões em várias áreas funcionais de uma organização. O objetivo era alavancar as vendas de um novo Smartphone lançado no mercado.

Além da atividade prática, que colocou os alunos da PUC-Campinas em contato com conceitos de Marketing aprendidos no Curso, houve a possibilidade de explorar os conhecimentos em outros idiomas, por meio da comunicação em espanhol e o inglês, considerados fundamentais para a atuação dos futuros profissionais de Comércio Exterior.

Com o sucesso do projeto-piloto, a tendência é que novas parcerias sejam firmadas no próximo semestre. “É interessante, porque essa é uma prática de internacionalização sem mobilidade. A gente pode fazer um grupo multicultural e multilinguístico sem sair do lugar. Vale bastante a pena, porque enriquece demais a formação deles“, afirmou a Profa. Dra. Camila Brasil Campos, que esteve à frente do projeto.

Veja como foi a experiência:

Vinícius Purgato
11 de dezembro de 2018