Alunos da PUC e seus pais aprendem sobre empreendedorismo na pandemia

Projeto “De filhos para pais”, parceria do espaço Mescla da PUC-Campinas com a aceleradora Venture Hub, juntou pais e filhos em sala de aula virtual

Mariah Milan, 48 anos, é farmacêutica especializada em bioquímica. Ela desenvolveu um produto para mulheres entre 40 e 65 anos com oscilações hormonais. Ela quer abrir uma empresa e já tem até o nome: “Fresh Femme: refrescância à flor da pele”. Mariah também é mãe de Fabrício Martelli Milan, aluno do segundo semestre de Graduação em Gestão da Tecnologia de Informação da PUC-Campinas. Os dois participaram de um curso desenvolvido pelo espaço Mescla, da Universidade, em parceria com a aceleradora Venture Hub, chamado “De filhos para pais”, oferecido para alunos PUC-Campinas e seus pais.
“O projeto teve como objetivo oferecer métodos para a criação e estruturação de novos negócios para nossos alunos e suas famílias. Foram semanas de trabalho intenso, tanto para os participantes quanto para a equipe composta por colaboradores e professores do espaço Mescla e pelos mentores do Venture Hub, mas os resultados compensaram todos os esforços”, contou o professor Tomas Sniker, um dos coordenadores do espaço.
O curso começou no dia 13 de maio e teve sete encontros em formato totalmente on-line. O encerramento aconteceu na última segunda-feira, dia 22 de junho.
A Venture Hub é uma aceleradora de negócios e startups, especializada em programas de empreendedorismo e inovação. Segundo o seu consultor, Leonardo Pinheiro, a parceria com o Mescla foi uma oportunidade de levar esse conhecimento para um público diferente, que mesclava jovens, com bom trânsito no mundo da tecnologia, e seus pais, que trouxeram a experiência de vida e conhecimento em uma área específica. É o caso da farmacêutica Mariah. “Empreender exige foco, determinação e muita resiliência! No curso, eu pude retomar etapas da criação de um negócio que eu desconhecia”, disse ela, que pretende lançar seu produto no mercado em setembro deste ano.
Já o aluno de Engenharia de Computação, Níkolas Kupka, da PUC, juntamente com seu pai, Jorge Kupka, administrador de empresas, e Carolina Nakasato, atualmente no quinto semestre da Graduação em Engenharia da Computação, desenvolveram a ideia de uma “E-Barbearia”. “O projeto foi desenvolvido com o objetivo de ajudar homens que querem fazer a barba em casa com segurança, sem correr riscos de infecção, bem como prover uma renda extra aos barbeiros que viram sua renda cair por conta da quarentena”, explicou Nícolas. A E-Barbearia quer conectar os barbeiros e seus clientes de forma on-line, por meio de aulas ao vivo. Além disso, há a possibilidade de adquirir kits para cuidar da barba em casa. “Achei a experiência bem interessante, pois foi a primeira vez que tivemos aulas juntos! Todos queriam ajudar e, mesmo tendo ideias diferentes, elas acabaram se complementando. Percebi que não importa a idade, todos somos criativos e temos vontade de aprender”, contou Nícolas.
O curso “De filhos para pais” e a parceria com a Venture Hub são parte de um conjunto de iniciativas do Mescla no sentido de oferecer uma educação empreendedora para os alunos da Universidade, formando um profissional diferenciado para inserção no mercado e também capacitado  para criação de sua própria empresa.
Na opinião de Leonardo Pinheiro, da Venture Hub, o curso teve um papel importante ao derrubar mitos na hora empreender. “Muitos acham que é muito complexo elaborar um plano de negócios ou que precisa ter muito dinheiro para construir um protótipo. Nós ensinamos alguns caminhos para viabilizar cada passo no caminho de empreender, mostrando alternativas para o projeto apresentado”, disse. “O mais positivo é ver o desenvolvimento e a transformação dos alunos e dos pais. No final, é tudo sobre pessoas”, finaliza.
Por Patricia Mariuzzo

Marcelo Andriotti