Amanhã (03/10), das 8h30 às 12h30, cerca de 60 os alunos do 6º período do curso de Pedagogia da PUC-Campinas colocarão em prática o que aprenderam em sala aula na disciplina de Ciências Naturais em uma atividade de campo. Trata-se de uma aula de estudo do meio, com a participação dos docentes do curso de Pedagogia e Ciências Biológicas da PUC-Campinas no Reservatório Salto Grande (Americana).

O objetivo da aula prática é complementar o conteúdo da disciplina de Ciências Naturais, além de propiciar aos estudantes situações para desenvolverem habilidades e competências para o exercício de suas funções sociais como professores. As atividades ainda permitem que compreendam as relações entre o homem e a natureza, preparando-os para a prática pedagógica do estudo do meio de forma integrada.

A aula de campo ocorrerá na parte superior do Reservatório, que de acordo com a professora da Faculdade de Ciências Biológicas e coordenadora da atividade Luiza Ishikawa Ferreira, é conhecido como Minipantanal. “O reservatório é conhecido por Minipantanal por ser uma área com espécies de plantas e animais muito parecidas com as encontradas na Região Pantanal Matogrossesse”, afirmou a professora.

O Reservatório é o principal responsável pela geração de energia elétrica da região de Americana. Lá, alunos e professores farão um passeio de barco pelas águas do Reservatório e realizarão análises da própria água do Reservatório, além de estudos das aves e das plantas aquáticas e do ambiente no entorno. A região do entorno é ocupada por chácaras de lazer, áreas agrícolas, áreas urbanas, trechos de mata ciliar e lagoas marginais.

SERVIÇO:
Aula de Campo de alunos da PUC-Campinas
Data: sábado (03/10)
Horário: das 8h30 às 12h30
Local: Reservatório Salto Grande (Americana)

Portal Puc-Campinas
2 de outubro de 2009