Na segunda-feira (14/12), às 13h, os alunos do Programa de Educação Tutorial (PET) da Faculdade de Ciências Biológicas da PUC-Campinas vão distribuir 300 brinquedos feitos com materiais recicláveis para a Escola Estadual Professora Rosina Frazatto dos Santos, localizada no bairro Cidade Satélite Íris 1.

Os brinquedos foram confeccionados pelos próprios alunos participantes do PET Biologia e foram feitos com adesivos, fios de nylon, varal e garrafas PET, os 300 brinquedos são conhecido como “vai e vem”. A coordenação da atividade foi realizada pela professora da Faculdade de Ciências Biológicas Maria Magali Rocha Soares, que também é tutora do PET Biologia.

Iniciada em outubro deste ano, a confecção dos brinquedos foi idealizada pelos estudantes durante as reuniões do PET. De acordo com a aluna do quarto ano da Faculdade de Biologia Gabriela Martins Godoy, os brinquedos mostram para as crianças que o material reciclável pode ter muitas finalidades. “Trabalhamos a questão da reciclagem e da separação de lixo com essas crianças, portanto, mostrar para elas que é possível fazer o brinquedo com esses materiais torna a teoria mais visível e interessante”, afirma a aluna, que participa do PET há mais de três anos.

Atualmente, a PUC-Campinas tem três grupos PET: Arquitetura e Urbanismo, Biologia e Enfermagem.

O que é o PET
O Programa de Educação Tutorial teve início, em 1979, na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e foi transferido, em dezembro de 1999, para a Secretaria de Educação Superior (SESu) do MEC.

Atualmente, está sob a responsabilidade da Coordenação-Geral de Relações Estudantis (CGRE), da Diretoria de Políticas e Programas de Graduação da Educação Superior (DIPES).

O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de cursos de graduação das instituições de ensino superior do país, sendo um grupo por curso, orientado pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.
Cada petiano recebe uma bolsa mensal, em média de R$ 300, e dedica 20 horas por semana para realização de atividades ligadas ao ensino, extensão e pesquisa.

Serviço:
Doação de brinquedos usando materiais recicláveis por alunos da PUC-Campinas
Dia: 14 de dezembro de 2009
Local: Escola Estadual Professora Rosina Frazatto dos Santos