Caneta digital criada por estudantes da Universidade faz com que não seja mais preciso copiar o que é passado em aula

Num futuro próximo você poderá abrir o laptop, prestar atenção no que o professor diz e interagir com o conteúdo da aula. Só. Não precisará copiar mais nada. Isso graças a Youpi!, uma caneta digital construída por cinco estudantes do segundo ano da Faculdade de Engenharia da Computação da PUC-Campinas. Com ela, ao mesmo tempo em que o professor escrever na lousa, o tema da aula será enviado ao computador dele e logo depois disponibilizado aos alunos. “Porém, posteriormente, pensamos em mandar o conteúdo simultaneamente aos computadores dos alunos”, ressalta o professor orientador do projeto, Carlos Miguel Tobar. Será decretado então, o fim da lousa.

Por meio de sensores, a caneta Yuopi! capta e envia a um computador informações sobre seu posicionamento, o que permite a digitalização daquilo que é escrito. Com a idéia, o grupo chegou à semi-final da 5ª edição do Imagine Cup, um torneio de tecnologia realizado pela Microsoft, e que em 2007 teve o tema: “Imagine um mundo onde a tecnologia permita uma melhor educação para todos”. O time da Universidade competiu na categoria Sistema Embarcado, que consiste em construir uma solução de hardware e software. Eles disputaram a semi contra 200 outros grupos de estudantes de universidades espalhadas pelo mundo.

“A Youpi! identifica tanto letra de mão, quanto de forma. Pode ser utilizada em qualquer superfície, servindo também para desenhos em 3D. Sem contar a viabilidade, pois o preço para adquiri-la não passará dos 120 dólares”, ressalta o aluno Gabriel Couto. A equipe, composta por Édipo Aragão, Eric Ribeiro Mendes, Gabriel Couto, Paulo Balbino e Rodrigo Stefani Domingues faz parte do seleto grupo de oito universidades brasileiras que participaram da semi-final da disputa que, na primeira fase, teve sete mil inscritos.

5 de julho de 2007