Alunos da PUC-Campinas arrecadam mais de 5 mil itens de higiene feminina para doações

Ação de estudantes de Relações Públicas conscientiza sobre falta de acesso à higiene básica durante período menstrual de vulneráveis

*Por Elton Mateus Felix

Alunos da Faculdade de Relações Públicas da PUC-Campinas realizaram, na última terça-feira, 22 de junho, a distribuição de itens de higiene pessoal arrecadados em campanha destinada ao atendimento de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Ao todo, foram 5.445 itens recolhidos nas cidades de Campinas, Limeira, Jaú e Rio Claro.

A campanha, que trouxe como destaque a conscientização sobre a pobreza menstrual, recebeu um total de 4.198 absorventes, além de outros itens de higiene pessoal, que foram direcionados às seguintes instituições: AFASCOM Campinas, Centro de Referência LGBT Campinas, Paróquia São Benedito, Transforma Campinas, Centro Casa de Jesus, Centro Hipólito de Limeira e Mitra Diocesana de São Carlos.

O projeto Higi-Mulher, que repercutiu na imprensa regional, envolveu 36 alunos da Faculdade de Relações Públicas e surgiu por intermédio do currículo de extensão da Universidade. Segundo a orientadora da ação, Profa. Dra. Maura Padula de Souza Amaral, os estudantes demonstraram forte engajamento e satisfação com os resultados alcançados.

A aluna Daniele Jorge Azevedo conta que houve mobilização de todos da turma para a realização da campanha, cujo alcance foi surpreendente. Ela ressalta que o trabalho pode contribuir para o conhecimento sobre a pobreza menstrual. “É um assunto simples, mas de suma importância. Compartilhar nossos estudos e conhecimentos foi uma experiência incrível”, destaca.

Para Marcelo Perejao Haro, que esteve na organização do Drive Thru Solidário em frente à PUC-Campinas e participou da entrega dos itens, a repercussão nas redes sociais e o interesse dos veículos de imprensa servem de motivação para a continuidade do trabalho. “Com certeza nós estamos no caminho certo”, avalia.

A estudante Luana Adão, por sua vez, se diz grata pelo envolvimento da sociedade e por todo o aprendizado, sobretudo de como olhar para os problemas de pessoas em diferentes condições de vida e sem acesso à higiene. “A lição que fica é que ajudar ao próximo é sempre o melhor caminho”, frisa a aluna.

Produtos arrecadados

*Estagiário sob supervisão do Departamento de Comunicação (DCOM) da PUC-Campinas

Vinícius Purgato
25 de junho de 2021