Planejar, conviver com acertos e erros e aprender a ser disciplinado são algumas das lições aprendidas na Iniciação Científica, uma atividade que possibilita ao estudante da graduação um contato direto com a pesquisa acadêmica realizada na PUC-Campinas.

A PUC-Campinas realiza, hoje e amanhã, dias 26 e 27 de outubro, o XV Encontro de Iniciação Científica. Os alunos de graduação apresentarão cerca de 450 trabalhos de Iniciação Científica, entre pôsteres e apresentações orais.

As apresentações orais são feitas por alunos que já finalizaram seus planos de trabalho e as apresentações de pôsteres têm a participação de alunos que estão ingressando na Iniciação Científica. Essa é uma etapa de integração e inserção dos alunos junto aos Grupos de Pesquisa da Universidade.

Segundo o coordenador do Programa Institucional de Iniciação Científica, Alexandre de Assis Mota, o evento é o momento de apresentar para a comunidade interna e externa as atividades de Pesquisa na Graduação da PUC-Campinas. “Nosso corpo discente e docente têm acesso aos trabalhos pelo portal da Universidade através da guia Pesquisa e um Comitê de Avaliação Externo, formado por pesquisadores do CNPq de outras instituições de ensino e pesquisa do país, também acompanha as apresentações dos trabalhos. É o momento em que a Iniciação Científica da Universidade é qualificada”, explicou Mota.

Durante o encontro também serão realizados minicursos. Entre os temas a serem abordados estão: Educação da Solidão, que destacará aspectos da obra de Nietzsche; Metrologia Química: validação de análises químicas; Peptídeos não ribossômicos: biossíntese, características e aplicações; Problemas Ambientais em Solos Tropicais; Redes e Dispositivos Ópticos; Anestesia em Molares Inferiores: como vencer as dificuldades?; Continuidades e rupturas entre Freud e Winnicott: da psicanálise como ciência natural à psicanálise como ciência humanista; Desenho e paisagem: experimentações de deslocamento e utilização de recursos histórico-tecnológicos; Terapia Fotodinâmica: utilização do laser e fotossensibilizante para redução microbiana e Para entender as desigualdades no Brasil e seus indicadores.

As atividades serão no Auditório Dom Gilberto e no prédio CT bloco A, no Campus I, e Auditório Monsenhor Salim, no Campus II. A programação completa está disponível no Portal da Universidade: www.puc-campinas.edu.br.

25 de outubro de 2010