Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Alunas de Educação Física têm trabalho aprovado para Seminário Internacional

VI Seminário Internacional de Ginástica Artística e Rítmica de Competição acontece na Unicamp no mês de maio

A PUC-Campinas estará representada no VI Seminário Internacional de Ginástica Artística e Rítmica de Competição (SIGARC), que acontece nos dias 4 e 5 de maio, na Unicamp. As alunas Julia Kimberly e Gabriela de Carvalho Calvo foram selecionadas para participar do evento.

Julia Kimberly terá seu trabalho exposto no Seminário

Julia, formada há um ano pela PUC-Campinas, desenvolveu, em seu período como aluna, um trabalho sob a orientação da Prof. Dra. Renata Toledo Russo a respeito das consequências decorrentes da especialização precoce na ginástica rítmica e três condições sobre o tema: os aspectos biológicos de como as ginastas são afetadas em suas fases de desenvolvimento de maturação; os aspectos psicológicos, por exemplo fatores que acarretam em uma desmotivação das crianças pelo gosto da prática esportiva mediante o cansaço físico, a falta de tempo para divertimento, o baixo rendimento escolar, entre outros pontos; e os aspectos frustrantes, desde processos seletivos para começar o esporte até questões de lesões.

“Para mim é muito importante ter meu trabalho exibido neste seminário pois acredito que o tema possui certa relevância e são questões que devem ser expostas e discutidas por todos nós que estamos em contato com o esporte. Seja na área escolar ou no âmbito do alto rendimento, é necessário que tais pontos sejam levados em consideração”, explica Julia.

Gabriella de Carvalho Calvo também foi selecionada

Gabriella também estará no seminário com um trabalho que aborda a importância de a Ginástica Artística ser desenvolvida no ambiente escolar. O esporte pode oferecer aos alunos um repertório grande de exercícios e habilidades motoras, sendo fundamental no desenvolvimento do aluno. Além disso, permite que a criança alcance diversos objetivos, como descobrir os movimentos do seu corpo, desenvolvendo a coordenação e a autoconfiança.

“Mesmo sabendo das contribuições e a importância que o esporte traz para os alunos, a prática desse esporte é pouco explorada na Educação Física escolar. Estudos mostram que as principais razões para não se ter essa modalidade nas escolas são a falta de material, o medo de acidentes e o desconhecimento de como aplicar a Ginástica”, complementa Gabriella, que está no último ano do curso e  foi orientada pela Profa. Dra. Giovanna Saroa – diretora e professora da Faculdade de Educação Física.

Para a docente, é um marco importante para a PUC-Campinas ter seus alunos com projetos de relevância em seminários importantes. “É uma grande honra para mim como professora delas, porque é a minha área – eu fui técnica e ex-árbitra – e é a primeira vez que conseguimos colocar duas ex-ginastas e alunas com trabalhos aprovados em um seminário internacional tão importante da ginástica”, explica.

O seminário é um espaço de discussão, compartilhamento e difusão de conhecimento entre treinadores esportivos, acadêmicos e profissionais nelas interessados. Renomados especialistas nacionais e internacionais debaterão temas relevantes por meio de comunicações orais, pôsteres, vídeos, mesas-redondas, cursos e conferências, constituindo uma oportunidade única de intercâmbio de conhecimentos.

 

 



Carlos Giacomeli
17 de abril de 2023