Alunas da PUC-Campinas fazem imersão com equipe do Profissão Repórter

As alunas Dorothea Rempel e Daniela Martins do 7º semestre de Jornalismo da PUC-Campinas participaram de uma imersão com o jornalista Caco Barcellos do programa Profissão Repórter, no mês de maio. Elas foram selecionadas a partir da reportagem produzida durante uma oficina prática com a equipe do programa.

Imersão com a equipe do Profissão Repórter.

No mês de março, o projeto “Globo Lab: Profissão Repórter” realizou a aula inaugural do Curso de Jornalismo da Universidade, na qual os alunos tiveram a oportunidade de participar de oficinas e concorrer à imersão com a equipe. Eles conversaram com alunos de diversas faculdades de jornalismo sobre os desafios da profissão, realizações das reportagens e produção jornalística.

Dorothea Rempel disse que tinha bastante expectativa em relação à palestra. “Foi a primeira vez que alguém da Globo veio à Universidade, e os jornalistas relataram as experiências e estratégias que usavam para encontrar e abordar fontes ou para construir matérias de forma criativa”, destacou.

A reportagem feita por Dorothea e Daniela abordou a história de uma senhora de Campinas que abriu a casa para estudantes depois de ficar viúva. O motivo da escolha foi por acreditarem que a história era cativante, embora tivessem o desafio de contá-la bem.

Elas contam que tinham grande esperança de que a reportagem fosse selecionada, já que se dedicaram muito para fazê-la. Quando souberam da notícia, dada pelo próprio Caco Barcellos, de que esta havia sido selecionada, o sentimento foi de felicidade e também medo, porque além de ser uma grande oportunidade, a empreitada também exigia muita responsabilidade.

Todos os trabalhos feitos durante a imersão são exibidos na página do programa na Internet.

Imersão com a equipe do Profissão Repórter.

Silvia Perez de Freitas
3 de julho de 2018