Alunas da PUC-Campinas compõem pódio do 14º Prêmio ABAG/RP de Jornalismo na categoria Jovem Talento

Juntas, estudantes receberam R$ 4,5 mil em vale compras. É o segundo ano consecutivo que alunos de Jornalismo são contemplados na premiação

As alunas Fernanda Machado, Bianca Velloso e Thammy Luciano, da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, formaram o pódio do 14º Prêmio ABAG/RP de Jornalismo na categoria Jovem Talento. As estudantes ocuparam segunda e terceira posições na modalidade escrita com textos acadêmicos ligados ao agronegócio. Juntas, receberam R$ 4,5 mil em vale compras.

Criado para estimular e reconhecer o trabalho de profissionais do jornalismo, além de aproximar futuros jornalistas da realidade do Agro, o Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro, realizado pela Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto, teve início com a promoção de um ciclo de palestras sobre agronegócio, do qual os alunos tiveram de participar para validar a inscrição.

Autora de uma das produções vencedoras, a aluna Fernanda Machado também foi contemplada na última edição. No concurso atual, a estudante abordou as características do E2G, etanol de segunda geração utilizado pelo setor sucroalcooleiro com tecnologias que visam uma produção mais sustentável. De acordo com o texto, publicado no Digitais – portal noticioso da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas –, questões de sustentabilidade estão cada vez mais presentes na agricultura para responder às mudanças climáticas.

Com matéria que retrata as dificuldades enfrentadas por produtores de arroz devido à alta dos custos de produção, as estudantes Bianca Velloso e Thammy Luciano ocuparam o terceiro lugar da categoria Jovem Talento. A reportagem destacou a resistência da Colônia do Piagui, fundada em 1892, para manter as atividades mesmo com perda de lucratividade e baixa expectativa para a safra 2021/2022.

Com o resultado, divulgado em cerimônia no dia 6 de dezembro, a PUC-Campinas esteve entre as instituições premiadas pelo segundo ano consecutivo.

Vinícius Purgato
14 de dezembro de 2021