Aluna de Design Digital vence concurso internacional

Produção premiada abordou a comemoração do Ano Novo no Brasil

A aluna Camyla Pereira, do Curso de Design Digital da PUC-Campinas, venceu o concurso on-line internacional “Revivendo as tradições de hospitalidade dos povos do BRICS”, promovido pela organização pública russa “BRICS: Mundo das Tradições”, que aprofunda as discussões em torno dos países emergentes que integram o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Feito em parceria com a aluna de Relações Internacionais Luiza Maria Martins, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), o vídeo vencedor enalteceu aspectos culturais envolvidos nas comemorações de Ano Novo no Brasil, como o uso de trajes brancos, as reuniões familiares e encontros em grandes espaços públicos, as superstições, entre outros.

Além da categoria “Ano Novo e outros feriados nacionais dos BRICS”, vencida pela estudante da PUC-Campinas, outros dois temas foram explorados: casamento nas tradições folclóricas; e festa de família. Em todos eles, o desafio era retratar a hospitalidade presente na cultura de todos os povos, exibindo seus valores culturais e morais. No total, cerca de 100 vídeos foram selecionados e analisados por um júri internacional.

Camyla, que é ilustradora e foi responsável pela edição do vídeo, conta que os conhecimentos adquiridos na PUC-Campinas foram muito importantes para a produção. “Sem eles não saberia como prosseguir com a edição. Todos os softwares que a Universidade disponibiliza, sobretudo nesse contexto pandêmico, foram de extrema importância, afinal, com eles que o vídeo tomou forma”, destaca.

Desafiada pelo curto prazo para pesquisar o conteúdo e finalizar a produção, a estudante define como gratificante a experiência no concurso. “Foi muito legal poder participar como uma das únicas brasileiras no concurso. Quando soubemos que vencemos na nossa categoria ficamos muito felizes e realizadas. Tenho que agradecer à Luiza por confiar no meu trabalho e ter me convidado para participar com ela”, conclui.

Assista ao vídeo “Brazil’s Réveillon”

Vinícius Purgato
10 de agosto de 2021