A aluna do curso de Artes Visuais da PUC-Campinas, Olívia Maria Leite, participou, no primeiro semestre de 2014, de uma produção cinematográfica realizada em parceria entre uma equipe brasileira e a British Broadcasting Corporation (BBC), da Inglaterra.

O documentário “A Copa do Tatu” será exibido na Mostra de Curtas de Campinas, no dia 07 de setembro de 2014, às 15h, no Espaço Carlos Gomes, na Livraria Saraiva – Shopping Iguatemi Campinas. Terá exibição, também, no Watershed, em Bristol, Inglaterra, e estará na programação do canal RTV da TV paga net.

“A Copa do Tatu” é um documentário de aproximadamente 11 minutos, disponível na língua inglesa e portuguesa, que por meio de imagens e animações, propõe entreter e informar o espectador sobre o tatu-bola, mascote da Copa do Mundo da FIFA de 2014. “O vídeo traz uma boa dose de bom humor que prende a atenção de quem o assiste, ao passo que também transmite muita informação. Assim, conecta o lado divertido da copa com um problema real que a ela se liga, que é o da conservação de uma espécie em extinção, a do tatu-bola”, explicou Olívia.

Olívia, que sempre teve um interesse aguçado em filmes e documentários, foi convidada pelo irmão, César Luiz Leite, produtor do vídeo, a ser responsável pela direção da parte artística do filme e pela criação das animações do documentário.

A animação de Olívia Maria Leite foi muito elogiada na Inglaterra devido à dificuldade de criação, e a rapidez com que foi realizada. Segundo a estudante, o curso de Artes Visuais da PUC-Campinas teve suma importância no auxílio da visão artística na produção dos desenhos criados por Olívia.

Foram 90 dias de pesquisa e pré-produção do documentário, além de 50 dias de campo e mais 50 dias de edição até a finalização do filme, que foi exibido em uma palestra no congresso de zoologia de João Pessoa, na Paraíba, deste ano.

28 de agosto de 2014