Aluna da PUC-Campinas leva “Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro” em duas modalidades

Fernanda Machado, aluna de Jornalismo, levou o 1º prêmio por reportagem escrita e ficou em 2º lugar no audiovisual, na categoria Jovem Talento

A aluna Fernanda Machado, da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, levou dois troféus do “Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro”. Ela concorreu na categoria Jovem Talento, dedicado a estudantes universitários, e ficou em primeiro lugar na modalidade escrita, com a reportagem “Taioba: a hortaliça que ganha espaço”. A estudante também levou o segundo prêmio na modalidade audiovisual, com a matéria “Agroturismo: redescobrindo a tradição dos vinhedos”.

Esse é o terceiro ano consecutivo que Fernanda é premiada. Ela participa desde a edição de 2020. Já no primeiro ano, a estudante ficou em 1º lugar na modalidade escrita, com a matéria “Extrativismo é o novo Eldorado amazônico”. Em 2021 foi a 2ª colocada, também na modalidade escrita, com a matéria “Bioetanol é o combustível do Brasil para o futuro”. Na cerimônia de premiação, ela também recebeu um troféu simbolizando os prêmios anteriores, que foram realizados durante a pandemia.

“Ser premiada pelo terceiro ano consecutivo no prêmio ABAG/RP de Jornalismo indica que estou no caminho certo. Fico muito feliz e realizada. É bom ter nosso nome nas primeiras posições. Eu sei o quanto me esforcei para isso, o quanto esse ano foi difícil em meio ao TCC. Mas agora é só comemorar. Fechei muito bem o ciclo na categoria Jovem Talento”, afirma Fernanda, que está no último ano do curso.

A aluna também fez questão de agradecer a Universidade pelo apoio. “Eu quero agradecer a PUC-Campinas também. Todo o corpo docente e a direção. Eles me apoiam e incentivam desde o primeiro prêmio, em 2020. Torcem de verdade por mim. Minha orientadora e amiga, professora Cyntia Andretta (Pró-Reitora de Graduação), que está comigo desde 2020 também. Vou sentir falta disso tudo”, completa.

“Para nós professores, ver as produções dos nossos alunos sendo premiadas é um orgulho, pois mostra que eles têm competências e habilidades adquiridas durante o curso para essas premiações, que elevam esses trabalhos acadêmicos ao patamar de trabalhos profissionais”, comenta a Prof. Dra. Rose Bars, diretora da Faculdade de Jornalismo.

Este é o quarto ano consecutivo que estudantes a Universidade disputam a primeira colocação do prêmio. Porém, desde 2008 a PUC-Campinas tem se colocado frequentemente como finalista. Entre as premiações para os primeiros colocados estão desde notebook até câmeras de ação e troféus. O prêmio, criado há 14 anos, tem o objetivo de incentivar e reconhecer o trabalho jornalístico com base em matérias sobre assuntos relacionados ao agronegócio.

Carlos Giacomeli
28 de novembro de 2022