Abertas as inscrições para o 9º Concurso Literário da Faculdade de Letras

Podem participar estudantes matriculados em qualquer curso de graduação da Universidade

A Faculdade de Letras da PUC-Campinas abriu as inscrições do seu 9º Concurso Literário. Elas estarão abertas até 30 de setembro de 2023 e podem se inscrever alunos regularmente matriculados em um dos cursos de graduação da Universidade.

“O objetivo do 9º Concurso Literário da Faculdade de Letras é oferecer ao aluno de graduação da PUC-Campinas a oportunidade de mostrar seu talento criativo por meio da produção de textos originais, de variados gêneros, em português (conto, poema ou crônica) ou em inglês (poema e miniconto). Sabemos que há muitas pessoas que gostam de escrever e, muitas vezes, o fazem, mas não compartilham os textos por timidez ou mesmo por falta de incentivo. Nesse sentido, pode-se dizer que um dos objetivos do concurso literário é também revelar esses talentos criativos”, disse o Prof. Me. Carlos Eduardo Pizzolatto, Diretor da Faculdade de Letras.

Há três categorias abertas em língua portuguesa: Conto, Poema e Crônica. Em língua inglesa, há duas categorias abertas à participação: Poema e Miniconto. Cada autor poderá concorrer com apenas um texto literário em cada categoria. A temática é livre.

Clique aqui para ver o edital

Os textos inscritos não podem ter sido publicados anteriormente em periódicos impressos ou em meios de divulgação digital, inclusive blog, website ou página em rede social do próprio autor.

Os textos deverão ser enviados aos cuidados do secretário Marcelo Alves, da Secretaria de Letras, pelo e-mail: elc.letras.sec@puc-campinas.edu.br. Em “Assunto”, redigir “Concurso Literário 2023 – Inscrição Curso (nome) – RA (número)”.

O nome completo, o curso em que está matriculado, o número do RA e a categoria em que o texto literário está sendo inscrito devem constar do corpo do e-mail.

Os textos devem ser digitados em fonte Arial, tamanho 12, com espaçamento 1,5 entrelinhas e todas as margens medindo 3 cm. Devem ser gravados em arquivo com o nome do texto e com extensão doc ou docx. Nesse arquivo não devem constar os dados de identificação, em prol da avaliação anônima dos trabalhos.

Os contos em língua portuguesa não devem ultrapassar o limite máximo de quatro páginas. Os demais textos não devem ultrapassar o limite máximo de duas páginas. Os textos deverão ser enviados até as 23 horas e 59 minutos do dia 30 de setembro de 2023.

A Comissão Julgadora é constituída por docentes da PUC-Campinas e serão premiados os três melhores textos em cada uma das categorias. A comissão julgadora poderá conceder, ainda, menções honrosas aos textos que considerar merecedores delas.

Os textos premiados serão publicados nas páginas dos Cursos de Letras no portal da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Os resultados serão divulgados na Cerimônia de Premiação, durante a Semana Acadêmica da PUC-Campinas, entre os dias 23 e 27 de outubro de 2023, em data e horário a serem posteriormente divulgados.

Conheça mais sobre o Concurso

Marcelo Andriotti