Programação TV PUC-Campinas
Semana de 9 a 15 de julho

TV PUC-Campinas apresenta mais um programa inédito do Campinas – Os Desafios da Metrópole. Os participantes debatem sobre desemprego e exclusão no mercado de trabalho que passou por profundas transformações com o fechamento de milhões de postos de trabalho, a precarização do emprego e, como conseqüência, a ausência de amparo da legislação trabalhista. O programa aponta alternativas de geração de emprego e renda para essa população excluída do mercado de trabalho formal. O programa Ponto de Encontro apresenta a contribuição da PUC-Campinas para a construção de um modelo de atendimento multiprofissional aos idosos. O programa Novolhar discute os motivos que levam o brasileiro a ler tão pouco. E o telejornal, produzido por alunos de Jornalismo, mostra particularidades da TV Digital no Brasil.

Programa Ponto de Encontro – A Saúde dos Idosos em Família
A expectativa até 2020 é que 15% da população brasileira seja idosa, hoje eles representam 9% da população brasileira. Essa nova realidade tem contribuído para a elaboração de políticas de atenção ao idoso. O Programa Ponto de Encontro Vida Saudável mostra uma pesquisa que identifica as condições de saúde e atendimento aos idosos que moram na região Noroeste de Campinas e a contribuição da PUC-Campinas para a construção de um modelo de atendimento multiprofissional aos idosos dessa região.
Entrevistada
Maria Alice Amorim Garcia – Professora da Faculdade de Medicina e autora da pesquisa “Aspectos da Atenção à Saúde dos Idosos em Família”
Segunda – (09/07) – 14h e 21h
Terça – (10/07) – 22h
Quinta – (12/07) – 21h
Domingo – (15/07) – 19h

Programa Ponto de Encontro – Nietzsche e Freud
O Programa Ponto de Encontro apresenta um estudo sobre a relação entre o filósofo alemão Nietzsche e o inventor da psicanálise Freud que está no livro Nietzsche e Freud: o eterno retorno e a compulsão à repetição. A pesquisa aponta que os dois estudiosos abordaram expressões do inconsciente do ser humano.
Entrevistado
Rogério Miranda de Almeida – Filósofo, teólogo e escritor
Segunda (09/07) – 17h e 01h
Terça (10/07) – 00h
Quarta (11/07) – 15h
Quinta (12/07) – 01h
Domingo (15/07) – 15h

Programa Especial – Desenho Animado
O Núcleo de Cinema de Animação apresenta um desenho animado em comemoração ao centenário da morte, em 1996, do compositor Carlos Gomes.
Terça (10/07) – 14h
Quarta (11/07) – 19h
Sábado (14/07) – 19h
Domingo (15/07) – 13h

Fala Foca – Documentário e Espelho Urbano
“E aí chapa! – Vida na beira da estrada”, vídeo-documentário produzido como projeto de conclusão de curso de jornalismo, mostra como é o dia-a-dia dos chapas, normalmente, pessoas desempregadas que ficam nas beiras das estradas aguardando caminhoneiros que queiram ajuda no carregamento de mercadorias. No Espelho Urbano os elementos indesejados encontrados nos alimentos e a TV digital no Brasil são alguns dos temas abordados nesta edição.
Terça (10/07) – 18h
Sexta (13/07) – 16h e 20h
Sábado (14/07) – 12h e 16h

Parcerias – Novolhar e Povos do Mar
O Novolhar desta semana convida ao ingresso no mundo da leitura. O programa mostra como é feita a escrita em Braille, discute os motivos que levam o brasileiro a ler tão pouco e bate-papo com alguns escritores quase desconhecidos, mas que conseguiram chegar lá e publicar seu livros. Já o Povos do Mar vai até Guaraqueçaba e Superagüi, no Paraná, para conferir como anda a preservação ambiental e o dia-a-dia dos moradores que não podem retirar nada do meio ambiente.
Quarta (11/07) – 20h
Quinta (12/07) – 16h
Sexta (13/07) – 00h
Sábado (14/07) – 20h