A Revista Série Acadêmica é aberta para publicações de convidados externos

Criada nos anos 90, a publicação da PUC-Campinas passa a ser semestral e iniciou a busca pela classificação Qualis

A Revista Série Acadêmica, criada nos anos 1990 como um conjunto de cadernos que registravam e divulgavam as experiências e vivências pedagógicas desenvolvidas na PUC-Campinas, está aberta para publicações externas. O Conselho Editorial também foi reconstituído com a participação de convidados externos, e a publicação se abre a contribuições externas. Passa a ter periodicidade semestral e inicia a busca pela Qualis, uma classificação de periódicos que retratam o produto intelectual dos programas de pós-graduação brasileiros de todas as áreas do conhecimento.

Clique aqui para ver a revista

O objetivo das mudanças é consolidar a trajetória da revista e ampliar seu alcance, contribuição e reconhecimento. Desde os primeiros fascículos até o número 18, foi publicada apenas em papel. A partir do número 19, passou a ser publicada tanto em papel quanto em formato digital, o que ampliou sua difusão e reconhecimento. Posteriormente, acompanhando as preocupações com a sustentabilidade ambiental, passou a ser publicada apenas em formato digital.

“Pode-se dizer que a Revista Série Acadêmica é mais que um projeto institucional da PUC-Campinas. É uma realização de toda a comunidade universitária. Muitos docentes já dedicaram seu tempo e esforço contribuindo com artigos e relatos de experiências. Muitos gestores já se desdobraram para que sua continuidade fosse assegurada. Excelentes resultados foram obtidos”, disse o Pró-Reitor de Graduação Paulo Pozzebon.

A revista continuará dando ênfase em ensino e aprendizagem na educação superior, sem excluir outras temáticas e diferentes gêneros acadêmicos, desenvolvidos na PUC-Campinas ou fora dela, visando contribuir para o aperfeiçoamento da educação superior e para o apoio da atuação docente.

No número 38, de fevereiro de 2021, os destaques são os artigos “Contribuições da psicologia para uma compreensão de crises/ conflitos decorrentes do problema dos radicalismos ideológicos de alunos em sala de aula”, da Profa. Dra. Tatiana Slonczewski; “O ruído de lazer na saúde auditiva dos jovens: uma revisão de literatura”, de Juliana Arisa Sakata, Lausane Christina Dourado e Profa. Dra. Beatriz Servilha Brocchi; “Práticas de fisioterapia hospitalar na graduação: relato de experiência”, de Nathalia Lamari, Paula Szabo Garcia e Profa. Dra. Silvia Maria de Toledo Piza Soares; e “Letramentos em Língua Inglesa no Ensino Superior: Relato de Práticas Pedagógicas com foco em Gêneros do Discurso”, da Profa. Dra. Eliane Righi de Andrade, Profa. Dra. Eliane Fernandes Azzari e Profa. Dra. Maria de Fátima Silva Amarante.

Também há Resumos dos Pôsteres apresentados na 3ª Mostra de Talentos da Graduação: Inovação, Criatividade e Excelência na Produção de TCC da PUC-Campinas.

Marcelo Andriotti
25 de março de 2021