Mescla

A Pós-Graduação no Brasil

As metas do Plano Nacional de Pós-Graduação e perspectivas para o futuro

O superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Prof. Dr. Jorge Audy, ministrou a palestra “A Pós-Graduação no Brasil”, nesta quarta-feira, dia 6 de fevereiro, no Auditório Cardeal Agnelo Rossi, no Campus I da PUC-Campinas.

A palestra, voltada para professores pesquisadores da Universidade, apresentou um panorama da Pós-Graduação no país, trazendo informações detalhadas sobre o Plano Nacional de Pós-Graduação, suas metas e projetos desenvolvidos.

Na avaliação do Prof. Dr. Jorge Audy, a Pós-Graduação brasileira melhorou muito, mas ainda precisa superar desafios. “A Pós-Graduação Stricto Sensu tem crescido e se qualificado constantemente ao longo das últimas décadas, atingindo um padrão de qualidade de nível internacional em muitas áreas e Universidades. Isto é fruto, certamente, do rigoroso processo de avaliação e efetiva participação da comunidade acadêmica no processo. Sem dúvidas, temos ainda enormes desafios, dentre os quais destaco o necessário maior impacto no desenvolvimento econômico e relevância social dos resultados da Pós-Graduação no nosso país. Neste sentido, o modelo de avaliação deve ser aprimorado, evoluindo constantemente com as novas demandas da sociedade, de termos uma pós-graduação cada vez mais alinhada e protagonista do processo de desenvolvimento social, econômico, ambiental e cultural de nosso país”, destaca.

Audy falou sobre as metas do Plano Nacional de Pós-Graduação 2011-2020, que trouxe para a discussão temas como o crescimento da Pós-Graduação no país, sua avaliação, interdisciplinaridade e a distribuição desses programas, entre outros assuntos.

“Ao longo destes dez anos, tudo indica que as principais metas quantitativas no tocante à pós-graduação, com relação ao número de egressos dos cursos de mestrado e doutorado e internacionalização, serão atingidas, o que representa um avanço importante na dimensão da formação e qualificação de pesquisadores do mais alto nível. O número de PPGs (Programas de Pós-Graduação) e sua distribuição geográfica no país também melhorou, atingimos nível de qualidade de padrão internacional em várias áreas do conhecimento, mas ainda temos enormes desafios na redução das assimetrias intra e inter-regionais, na área da inovação, impacto econômico e relevância social e na questão da interdisciplinaridade”, reforça.

O palestrante ainda falou sobre as estratégias para o avanço da Pós-Graduação no país a partir de 2020. “Acredito que, ao nos aproximarmos do final do período de vigência do PNPG 2011-2020, a CAPES, por meio de sua Diretoria Executiva, deverá desenvolver estudos e ações no sentido da elaboração do novo plano nacional de pós-graduação, que seria o 7º PNPG, provavelmente com vigência de 2021 a 2030. Neste contexto, deverá ser um período muito rico de reflexão e formulação de uma nova visão de futuro para a pós-graduação brasileira, com a participação da comunidade científica nacional, bem como de entidades representativas da nossa sociedade”, finalizou.

fev
qui
dia inteiro Quaresma
Quaresma
fev 27 – fev 28 dia inteiro
Quaresma @ Campi I e II
Os encontros serão na Capela do Campus I, na quinta-feira, 27 de fevereiro , às 11h30 e às 18h45, e na Igreja de Nossa Senhora[...]
fev
sex
10:00 Missa de Início de Ano Letivo
Missa de Início de Ano Letivo
fev 28@10:00
Missa de Início de Ano Letivo @ Auditório Dom Gilberto
Missa de início de ano letivo dia 28 de fevereiro, às 10h, no Auditório Dom Gilberto, no Campus I.

Novo Vestibular 2020 (3º Edital de Vagas Remanescentes)

Primeira chamada do Processo Seletivo dos Cursos de Especialização

10º Resultado: Remanejamento Interno, Transferência Externa e Ingresso de Portador de Diploma

Convocados para a matrícula do Processo Seletivo do Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária