Modalidade
EAD
Carga Horária
360 horas-relógio, contendo Atividades mediadas em AVA horas-aula
Duração
12 meses
em até 24x de R$ 522,00
mais opções de pagamento
Objetivos
Apresentar e discutir os fundamentos do processo de aprendizagem com foco nos estudos sobre neurociência da aprendizagem, apresentar as diversas formas de promover a aprendizagem significativa (brain-based learning) e metodologias ativas de aprendizagem) e discutir como utilizar a tecnologia como aliada no processo de aprendizagem, considerando os fundamentos e metodologias apresentados. A crise sanitária instaurada por conta da pandemia da COVID-19 durante os anos de 2020 e 2021 fez com que a tecnologia fizesse parte regular das atividades educacionais. Aquilo que era entendido como tendência virou realidade rapidamente. Todo esse processo tornou necessária a atualização da prática docente, sendo imperativo entender como utilizar as diversas tecnologias disponíveis de maneira produtiva que favoreça a aprendizagem. As discussões sobre Ensino Híbrido tornaram-se frequentes, mas – muitas vezes – sem a fundamentação e aprofundamento adequados para que possa se tornar uma realidade positiva aos alunos. O Curso abordará também temas que perpassam as relações de ensino-aprendizagem com especial atenção às questões socioemocionais e de bem-estar dos estudantes.
O Curso é inovador em sua proposta de unir diferentes campos de estudo para propor capacitação docente focada em aprendizagem, para o que aluno seja considerado o centro do processo de ensino-aprendizagem. Diferencia-se também por utilizar como fundamento conceitual os estudos sobre neurociência com foco em aprendizagem e, fundamentado nesses conceitos, a proposta da aplicação de diversas metodologias – com e sem uso de tecnologias – para promover a aprendizagem significativa. Além disso, o fato de ser a distância proporciona a possibilidade de utilização de diversas metodologias com auxílio de tecnologia, o que oportuniza a utilização e análise das metodologias/tecnologias ensinadas durante o curso.
Público Alvo
Profissionais Graduados em qualquer área de formação com interesse ou atuação em docência, em especial que atuem no ensino Fundamental II, Ensino Médio e Ensino Superior.
Processo Seletivo
Documentos Necessários
Cópia simples do Diploma de Graduação (frente e verso), com data de conclusão anterior à data de matrícula do aluno na pós-graduação.
Cópias do RG e CPF.
No caso de dúvidas entrar em contato no e-mail hjs.secretaria@puc-campinas.edu.br.
IMPORTANTE: No caso de ser o(a) inscrito(a), colaborador de EMPRESAS CONVENIADAS com a PUC-Campinas (por meio de acordo firmado), para que a concessão do desconto possa ser concedida, deverá ser feita a comprovação do vínculo existente entre o colaborador e a empresa conveniada com a PUC-Campinas. Em assim sendo, esta comprovação deverá ser feita mediante a entrega, impreterivelmente, no ato da matrícula, de cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) – juntamente com a apresentação do documento original, somente para fins de simples conferência – a fim de se comprovar a condição estabelecida para que o desconto seja processado. Por fim, no caso de servidores públicos deverá ser apresentado o comprovante deste vínculo junto à sua Instituição.
Programa do curso
Bloco 1 – Neurociência da Aprendizagem | |
---|---|
Disciplinas | Distribuição Carga Horária em hora-relógio |
Neurociência e Aprendizagem | 30 |
Neuropsicologia e Educação | 30 |
A Nova Educação | 30 |
TOTAL Bloco 1 | 90 |
Bloco 2 – Processo de Aprendizagem | |
---|---|
Disciplinas | Distribuição Carga Horária em hora-relógio |
O ensinar para a Aprendizagem Significativa | 30 |
Aprendizagem ativa e metodologias | 30 |
Avaliação de Gestão da Aprendizagem | 30 |
TOTAL Bloco 2 | 90 |
Bloco 3 – Mediação da Aprendizagem | |
---|---|
Disciplinas | Distribuição Carga Horária em hora-relógio |
BBL – Aprendizagem baseada no cérebro | 30 |
Autonomia e Autorregulação da Aprendizagem | 30 |
Pensando fra da sua caixa: Práticas, Inter, Multi e Transdisciplinares | 30 |
TOTAL Bloco 3 | 90 |
Bloco 4 – Metodologias e Tecnologias para Aprendizagem | |
---|---|
Disciplinas | Distribuição Carga Horária em hora-relógio |
Metodologias Ativas e Ensino mediado por Tecnologia | 30 |
Recursos para Ensino mediado por Tecnologia | 30 |
Ensino Híbrido e Personalização do Ensino | 30 |
TOTAL Bloco 4 | 90 |
A duração do curso é de 12 meses.
Perguntas Frequentes
Sim. A Educação Digital (Educação a Distância – EAD) é regulamentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, por portarias, por resoluções e por normas do Ministério da Educação (MEC). Consulte o site desse órgão para obter mais informações.
Os cursos são totalmente a distância.
Sim. Os campi são um verdadeiro hub de inovação, propiciando outras experiências de aprendizagem e de rede de contatos. Aproveite para conhecer toda a infraestrutura disponível.
Os cursos Educação Digital reconhecidos possuem a mesma validade que um curso presencial. É importante ressaltar que os diplomas de cursos a distância, por lei, não têm qualquer distinção de um diploma de um curso presencial.
Sim. A Instituição está credenciada pelo Ministério da Educação. Consulte o site desse órgão para obter mais informações.
- Conheça seu perfil de estudo – As vantagens dessa modalidade de ensino já são bem conhecidas, como a oportunidade de gerir o próprio tempo, podendo estudar em qualquer horário ou lugar. Mas tanta flexibilidade exige disciplina. Elaborar uma rotina de estudos é um passo importante para quem deseja obter sucesso acadêmico.
- Avalie a Instituição – A PUC-Campinas está completando 80 anos. É uma universidade privada, católica, confessional e comunitária, localizada na cidade de Campinas, Estado de São Paulo, Brasil. É a mais antiga universidade do interior paulista e a segunda maior da cidade de Campinas. É uma das maiores Instituições de Ensino Superior do Brasil, com destaque para a qualidade de ensino, sustentabilidade, pesquisa e inovação.
- Verifique a proposta pedagógica – Nem todos os cursos de Educação Digital são iguais. Nossa metodologia é singular. Alinhamos tradição, inovação constante e ensino de qualidade. Nosso propósito é transformar a vida das pessoas, promovendo a capacitação profissional de excelência e a formação integral da pessoa humana, oportunizando a convivência e interação num novo ambiente de ensino, a sala de aula digital.
- O Diploma e o certificado são muito importantes – Diploma ou certificado garantem a procedência, a boa qualidade e a credibilidade do conteúdo estudado. Essa documentação é importante para atestar a regularidade da instituição de ensino superior e de seus cursos para apresentação no Brasil ou no exterior para fins de estudo, trabalho e demais comprovações.
A escolha de um curso de Educação Digital é uma decisão séria, exigindo muita dedicação para que se obtenha êxito nos estudos. Além do investimento financeiro, os cursos a distância demandam tempo e possuem o mesmo nível de exigência dos presenciais, ou até maior.
Os processos seletivos para o ingresso variam conforme o curso (Pós-Graduação Lato Sensu e Extensão). Os interessados podem se inscrever diretamente pelo Portal da Universidade. Para isso, basta acessar https://www.puc-campinas.edu.br/pos/.
Conteúdos e metodologias são selecionados pelo seu potencial desencadeador e impulsionador da aprendizagem. Além de todas as aulas, atividades, encontros, debates, conferências e eventos, bem como materiais digitais específicos de cada curso, disponibilizamos recursos adicionais de interação, como bibliotecas virtuais e bases do nosso Sistema de Bibliotecas e Informação (SBI), vídeo-aulas exclusivas, palestras, grupos de discussão, desafios pedagógicos, cases e espaço para networking.
Não encontrou o que procurava? Fale conosco através dos nossos canais de atendimento.
Algumas condições podem ser alteradas sem aviso prévio. Mantenha-se em contato com seu consultor e fique atento à disponibilidade de novos grupos.
BLOG
Confira dicas e mais conteúdos exclusivos no Blog da Educação Continuada
Não perca tempo. As vagas são preenchidas rapidamente!
Consulte todas as opções de parcelamento disponíveis. Saiba mais.
Investimento
24 parcelas de R$ 522,00
12 parcelas de R$ 925,00
R$ 9.990,00 (à vista, com desconto)
Valores válidos para 2024
Até 12 parcelas (por boleto e cartão de crédito)
Acima de 12 parcelas (apenas por boleto)
TENHO INTERESSE
Quadro de Normas
1. A inscrição somente será concretizada após realizar o ‘upload‘ da documentação exigida, conforme prazos estipulados em cada curso;
2. A formação de turmas está condicionada a um número mínimo de alunos efetivamente matriculados;
3. A PUC-Campinas não se obriga ao oferecimento deste curso para novas turmas;
4 . A matrícula será concretizada a partir da apresentação da documentação exigida conforme prazos estipulados em cada curso;
5. Ter ciência de que, para poder usufruir dos serviços da experiência de aprendizagem, precisará ter acesso a um computador com conexão à internet, cujos requisitos mínimos de configuração exigidos para a visualização das aulas online encontram-se descritos no site e no contrato de prestação de serviços educacionais;
6. A PUC-Campinas não oferece vagas de estágio na Pós-Graduação.
Este Curso Especialização cumpre as disposições da Resolução CNE/CES nº 1, de 06 de abril de 2018 do Ministério da Educação.