Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Professor da PUC-Campinas apresenta palestra no Teachers College, Columbia University

Professor discutiu as bases de uma educação filosófica popular na América Latina

O professor Samuel Mendonça, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e da Faculdade de Direito da PUC-Campinas, apresentou, no dia 16 de outubro de 2025, a palestra “Popular Philosophical Education in Latin America: Rethinking Philosophy from the Global South” no Teachers College, Columbia University, em Nova York (EUA).

A conferência integrou a tradicional série “Philosophy and Education Colloquium Series, Fall 2025”, promovida pelo Departamento de Filosofia e Educação do Teachers College, um dos mais prestigiados centros internacionais de pesquisa na área. O ciclo de colóquios ocorre quinzenalmente, às quintas-feiras, e reúne pesquisadores de destaque de diferentes países. A programação completa pode ser acessada aqui.

Em sua apresentação, o professor Mendonça discutiu as bases de uma educação filosófica popular na América Latina, articulando perspectivas decoloniais e a necessidade de repensar a filosofia e a educação a partir do Sul Global. O tema dialoga com seu livro Desafios para uma educação pública, democrática e de qualidade no Brasil (2016), escrito em coautoria com José Aguiar Nobre, professor da PUC-SP, obra inspirada na trajetória de Anísio Teixeira, educador brasileiro e ex-aluno de John Dewey no próprio Teachers College, onde concluiu seu Master of Arts em 1929.

“Estar no Teachers College é também um reconhecimento do legado de Anísio Teixeira. Em 2024, ele foi homenageado como o Patrono das Escolas Públicas Brasileiras, assim como Paulo Freire é reconhecido como Patrono da Educação no Brasil. Espero que esta experiência também abra portas para que mais pesquisadores brasileiros possam vir a este prestigioso departamento e aprofundar seus estudos sobre Educação”, afirmou Mendonça.

A atividade integra as ações de Samuel Mendonça como professor visitante no Teachers College ao longo de 2025, com apoio da FAPESP e da PUC-Campinas, reforçando o compromisso da universidade com o intercâmbio acadêmico internacional e a produção de conhecimento crítico e transformador em diálogo com instituições de referência mundial.



Carlos Giacomeli
28 de outubro de 2025