PUC-Campinas participa de encontro por pacto de inovação na cidade

Reitor da Universidade esteve no evento, que discutiu modelos e ideias para fortalecer a cidade como referência no ecossistema de inovação

Um encontro entre lideranças de Campinas foi realizado na tarde desta segunda-feira (20) para discutir um pacto de inovação para o futuro da cidade. Na pauta foram abordados modelos de inovação e ideias de engajamento e compromisso das entidades públicas e privadas, com o objetivo de reforçar a condição de Campinas como ecossistema referência em inovação.

O evento, que aconteceu na Sala Azul da prefeitura, contou com a presença do Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, do prefeito Dário Saadi, dos secretários municipais de Finanças, Aurílio Caiado; de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi; e do presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Junior, entre representantes de outras pastas, autarquias e empresas municipais.

Entre os assuntos abordados, os participantes puderam ter acesso a uma apresentação sobre “As cidades e o futuro: modelo de pacto de inovação”, feita pelo Superintendente de Inovação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Jorge Audy, e pelo espanhol Josep Piquè, presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Tecnológicos (IASP), que mostrava, entre outros pontos, a necessidade do engajamento de pessoas e entidades para construir a cidade do futuro.

O Reitor da PUC-Campinas ressaltou a importância da união de esforços pelo fortalecimento desse ecossistema. “A inovação e a sustentabilidade são alguns dos eixos estratégicos da PUC-Campinas e temos esse ecossistema consolidado na Universidade. Discutir modelos de pacto de inovação para o município vai ao encontro da missão e dos valores da instituição, que tem muito a contribuir para o futuro de Campinas”, afirmou o Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior.

O prefeito Dário Saadi também celebrou a iniciativa. “Da parte da Prefeitura, firmo o compromisso de viabilizar e dar todo o incentivo a este projeto. Campinas é um poderoso ecossistema de inovação e precisa dar mais este passo rumo ao futuro”, disse.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação também acenou pela importância da discussão. “Fico feliz em poder reunir importantes lideranças em torno de um assunto que não pode mais ser adiado. O futuro bate à nossa porta e essa reunião provocou inspiração para fazer acontecer”, disse Adriana Flosi.

Carlos Giacomeli
21 de março de 2023