Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Ameaça à democracia, jornalismo e fake news são temas de debate

Promovido pela Faculdade de Jornalismo, evento terá profissionais da imprensa e especialistas

A Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas promove no dia de março duas mesas de debate para discutir a temática “Ameaça à democracia: o papel do jornalismo frente às fake news”. O objetivo do evento, que terá como ponto de partida a invasão e depredação das sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no dia 08 de janeiro passado, é refletir e discutir o papel do jornalista e do jornalismo em meio à situação sociopolítica vivenciada pelo país nos últimos anos, especialmente com a ascensão do fanatismo ideológico potencializado pelas fake news e redes sociais.

O evento terá a presença dos jornalistas Helio Paschoal, editor-executivo do Diário Campineiro; Guilherme Mazieiro, repórter do The Intercept Brasil; Luiz Crescenzo, editor da TV Thathi Campinas e Fábio Gallacci, produtor e assessor de imprensa. Também participarão das mesas de debate o professor da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-Campinas, Glauco Barsalini, e a professora da Faculdade de Direito da mesma instituição, Christiany Pegorari Conte, que integra a Comissão de Direito Digital da OAB de Campinas.

As mesas de debate serão realizadas nos períodos matutino e noturno na sala 801 do Campus I da Universidade. Não é preciso fazer inscrições para participar.

Programação

Dia 1º, às 8h

A mesa será composta pelo professor da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-Campinas, Glauco Barsalini; pelo jornalista e repórter do The Intercept Brasil, Guilherme Mazieiro, e pelo jornalista e editor-executivo do Diário Campineiro, Helio Paschoal.

Glauco Barsalini é pesquisador do Programa de Mestrado em Ciências da Religião e da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-Campinas. Sua pesquisa tem como enfoque estudos e reflexões a respeito das relações entre a teologia e a política na contemporaneidade. Glauco é doutor em Filosofia pela Unicamp e realizou pós-doutorado no Departamento de Teologia da Loyola University Chicago, nos Estados Unidos.

Guilherme Mazieiro é formado pela PUC-Campinas e atua como repórter investigativo no portal The Intercept Brasil, cobrindo casos de corrupção, desvio de recursos públicos, fraudes em contratos públicos, grupos extremistas que atacam instituições democráticas, além de temas ligados à inteligência e segurança pública. Maziero foi repórter nos veículos O Estado de S. Paulo, UOL, TodoDia e EPTV Campinas. No O Estado de S. Paulo se destacou ao cobrir e investigar temas ligados à Operação Lava Jato.

Formado em Jornalismo pela PUC-Campinas Helio Paschoal tem mais de 30 anos de experiência profissional, sempre focado em mídia impressa. Possui passagem pelos principais jornais de Campinas, pela revista Veja e por assessorias de imprensa em empresas nacionais e multinacionais. Atualmente é o editor-executivo do Diário Campineiro, veículo independente criado e gerido por um grupo de jornalistas reconhecidos pela competência e credibilidade no mercado.

Dia 1º, às 19h20

Participam do evento a professora da Faculdade de Direito da PUC-Campinas Christiany Pegorari Conte, que é membro da Comissão de Direito Digital da OAB de Campinas, o jornalista e editor da TV Thathi Campinas, Luiz Crescenzo, e o repórter Fábio Gallacci, que coordenou a campanha a prefeito de Campinas de Rafa Zimbaldi, em 2020, e participou da equipe de Comunicação da campanha ao governo de São Paulo de Fernando Haddad, em 2022.

Advogada, Christiany Pegorari Conte é mestre em Direito pela FMU/SP e doutoranda em Educação pela PUC-Campinas. Atualmente, é coordenadora dos cursos de Especialização sobre “Direito Digital” e “Lei Geral de Proteção de Dados: aspectos teóricos e práticos” da PUC-Campinas. É membro da Comissão de Direito Digital da OAB/Campinas e coautora dos livros “Crimes Ambientais” e “Crimes no Meio Ambiente Digital e a Sociedade da Informação”, ambos pela editora Saraiva.

Formado em Jornalismo na PUC-Campinas e com pós-graduação em Jornalismo Literário, Luiz Crescenzo exerce as funções de chefe de reportagem na TV Thathi Campinas e de repórter especial. Possui 35 anos de experiência em telejornalismo, além de ter participado de coberturas regionais, nacionais e internacionais, inclusive de guerra. Ao longo da carreira, realizou mais de dez mil reportagens em todas as editorias e teve a oportunidade de lecionar a disciplina de prática em telejornalismo na Faculdade Prudente de Morais, na cidade de Itu. Foi vencedor e finalista de alguns dos principais prêmios de jornalismo brasileiro.

Com experiência em coberturas nacionais e internacionais nas mais diversas áreas, o jornalista Fábio Gallacci, formado pela PUC do Rio Grande do Sul, atua no mercado deste 1997 como repórter, produtor, redator, editor e assessor de imprensa. Pós-graduado em Jornalismo Literário e Jornalismo Comunitário, tem cursos de especialização ministrados pela ONU e Médicos Sem Fronteiras (MSF). Com passagens pelos jornais Correio Popular e Diário do Povo, de Campinas, TodoDia, de Americana, portal G1 e EPTV (interior de SP e Sul de MG. É vencedor do Prêmio Esso 2006 (Categoria Especial Interior) e de oito Prêmios Feac de Jornalismo.

Serviço

Evento: “Ameaça à democracia: o papel do jornalismo frente às fake news

Dia de março, das 8h00 às 11h35 e das 19h20 às 22h35

Sala 801, Campus I, PUC-Campinas

Informações: dir.jornalismo@puc-campinas.edu.br

Programação

Dia , às 8h

  • Glauco Barsalini, jornalista, cientista político e doutor em Filosofia pela Unicamp
  • Guilherme Mazieiro, jornalista e repórter do The Intercept Brasil
  • Helio Paschoal, jornalista e editor-executivo do Diário Campineiro

Dia , às 19h20

  • Christiany Pegorari Conte, advogada e membro da Comissão de Direito Digital da OAB/ Campinas
  • Luiz Crescenzo, jornalista e editor da TV Thathi Campinas
  • Fábio Gallacci, jornalista, produtor e assessor de imprensa

Na foto, da esq. para a dir.: Glauco Barsalini, Guilherme Mazieiro, Helio Paschoal, Christiany Pegorari, Fábio Gallacci e Luiz Crescenzo.

Por: Marina Fávaro e Sophia de Castro/Faculdade de Jornalismo



Marcelo Andriotti
27 de fevereiro de 2023