
Semana da pessoa com deficiência celebra inclusão na PUC-Campinas
Atividades aconteceram no Campus I e Campus II da Universidade e contaram com música, dança e arte
A PUC-Campinas celebrou com muita arte a Semana da pessoa com deficiência, entre 28 de novembro e 3 de dezembro. A Universidade ofereceu palestras, exposição e apresentação artística como forma de homenagem e de promoção da conscientização da comunidade acadêmica para o tema.
No Campus II, houve uma apresentação de dança do Grupo Dança Humaniza, no Auditório Monsenhor Salim. Depois, os participantes acompanharam uma palestra sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Sociedade e seus impactos, com a especialista Carolina Sellin Sandroni.
No Campus I, o palestrante Thiago Magalhães trouxe “Outros olhares sobre a inclusão” e também. Logo depois, foi realizada uma exposição de artes da APAE Campinas na praça de alimentação.
Ao todo, 106 funcionários têm algum tipo de deficiência hoje dentro da PUC-Campinas. Só no Departamento de Serviços Gerais, são 56 funcionários com esse perfil de um total de 201.
Confira como foram as atividades:
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de conscientizar a sociedade da busca do exercício dos Direitos Humanos de equidade, igualdade e cidadania pelas pessoas com deficiência. Na PUC-Campinas, a preocupação com o assunto fez com que fosse criado o Comitê da Pessoa com Deficiência, responsável por criar ações e por incluir uma mentalidade inclusiva dentro da Universidade.