Jogos Escolares Intercatólicas agitam Campus I da PUC-Campinas

Mais de 500 alunos participaram de modalidades esportivas durante todo o sábado

O fim de semana foi de disputa em três modalidades dos Jogos Escolares Intercatólicas, na PUC-Campinas. Alunos do 8º e 9º anos e também do ensino médio disputaram partidas nas quadras da Faculdade de Educação Física da Universidade.

No sábado, cerca de 500 estudantes estiveram no evento, que aconteceu nos período da manhã e tarde. Ao todo, 9 escolas participam da competição, que funciona em formato de pontos corridos e também de grupos – definidos de acordo com o número de participantes de cada modalidade.

Durante os jogos, os pais puderam acompanhar e torcer pelos filhos e filhas nas disputas. Muitos formavam até um canto improvisado para aumentar o apoio. E, claro, alguns, se pudessem entrariam em quadra para ajudar a filha ou o filho. “A gente fica jogando com a força do pensamento, tem que se segurar. Tem que incentivar, mas tem que tomar cuidado pra não extrapolar”, comenta Andreia Marques Bergamin, que torcia pela filha Fernanda, da escola São José.

Quem esteve do lado de dentro da quadra, aproveitou a oportunidade para compartilhar momentos de muita diversão com os amigos. “Uma boa experiência para conhecer pessoas, tem sido muito bom. A escola pra mim é perfeita, eu gosto muito”, disse Arturo Contreras Montillo, do Colégio Pio XII.

Os professores também estavam animados com a possibilidade de, depois de dois anos de restrições, voltar a compartilhar com os estudantes. “É sempre muito bom, o esporte ajuda muito a gente se encontrar como atleta e como ser humano. Ele resgata muito do que a gente precisa na sociedade”, explica Isabel Cristina Favaretti, professora do Colégio Pio XII.

Em quadra, futebol, handebol e vôlei lutaram pelas vitórias. Mas ficou clara a maior motivação para adultos e adolescentes. Voltar a valorizar os momentos em grupo. “Faz dois anos que começou a pandemia. A gente não estava nem se encontrando na escola. Estou achando super legal, estamos interagindo muito. Estava sentindo muita falta de encontrar meus amigos, estava com muita saudade”, reforça Pedro Lazzarini.

Este é o terceiro ano que a PUC-Campinas sedia uma etapa da competição. Em 2022, ela será finalizada no sábado, 27 de agosto, no Colégio Notre Dame.

Confira mais no vídeo abaixo:

Jogos Escolares- InterCatólicas from PUC-Campinas on Vimeo.

Carlos Giacomeli
22 de agosto de 2022