
ELEIÇÕES E MÍDIAS SOCIAIS
Os meios digitais já não são mais uma novidade para definir as preferências dos eleitores e auxiliar ou derrubar determinado candidato na disputa pelo poder. Mas, a atuação das mídias sociais em períodos eleitorais é permeada também pela disseminação de fake news, discursos de ódio, ações ilegais e antidemocráticas. Neste episódio, detalhamos as questões jurídicas envolvendo o tema e analisamos a relação entre as mídias digitais e as eleições.
Convidados: Edmar Roberto Santana de Rezende – Professor da Faculdade de Ciências de Dados e Inteligência Artificial da PUC-Campinas; Victor Kraid Corte Real – Diretor da Faculdade de Design Digital e Christiany Pegorari – Professora da Faculdade de Direito da PUC-Campinas
Equipe: Raphaela Ribeiro – jornalista; Marcelo Andriotti – jornalista e Márcio Claver – jornalista e Márcio Claver – operador de áudio do Laboratório de Imagem e Som da PUC-Campinas
Dicas do Olhar:
“Aos Fatos” – portal de checagem membro da Associação de Jornalismo Digital: www.aosfatos.org
“Netnografia. Realizando pesquisa etnográfica online” – livro de Robert Kozinets
“Revista USP, n.90 (2011): Marketing Político” – www.revistas.usp.br/revusp/issue/view/1862
“Perfis de comunicação política nas redes sociais online: monitoramento e tipologia das conversações nas eleições presidenciais brasileiras de 2014” – tese de doutorado defendida em 2015 – https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-03022016-151144/publico/VICTORKRAIDECORTEREALVC.pdf
“Kaggle” – site de compartilhamento de informações técnicas relacionadas à Ciência de Dados – https://www.kaggle.com/