Colóquio “Educação para o Humanismo Solidário” é aberto com palestra de presidente da Anec

Anec reúne instituições católicas de ensino superior do todo o Brasil

O colóquio “Educação para o Humanismo Solidário”, organizado pelo Núcleo de Fé e Cultura e pela Pastoral Universitária da PUC-Campinas, foi aberto no Auditório do Campus I da PUC-Campinas na manhã do dia 23 de maio. A abertura contou com a participação do Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, do Vice-Reitor Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David, do Padre Antônio Douglas de Moraes, Coordenador da Pastoral Universitária, e do Pe. João Batista Gomes de Lima, Reitor do Centro Universitário São Camilo e Diretor-Presidente da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC)

O Reitor Prof. Dr. Germano abriu o colóquio falando sobre a importância do encontro e agradecendo ao Pe. João Batista por aceitar fazer a abertura, representando a associação que integra todas as instituições católicas do Brasil.

“É um evento muito importante para nossa Universidade, pois coloca no centro a reflexão sobre a importância da educação superior no país. Inspirou a temática desse evento a Campanha da Fraternidade deste ano: educação e fraternidade. E está alinhado com aquilo que orienta o Santo Padre em relação à educação católica no mundo todo, com a importância de levar adiante o Pacto Educativo Global. É um compromisso que ultrapassa os limites das instituições de ensino católica, é um pacto com a sociedade civil e o estado para garantir a todos o direito à educação”, disse.

O Pe. João Batista fez uma palestra abordando a importância da educação para o Brasil e o mundo, abordando qual é a missão da igreja católica na área do ensino e a tradição de toda a história cristã com o ensino e a educação.

Em sua palestra ele também recontou parte da história da Igreja e da trajetória de Jesus Cristo, mostrando como elas foram sempre marcadas pelo compromisso com o ensino e a disseminação do conhecimento. O tema da Campanha da Fraternidade e o Pacto Educativo Global foram abordados na apresentação.

Ele falou sobre a importância do trabalho em equipe na área educacional. “Meu trabalho em cargos de liderança, em especial na educação, é conduzido pela humildade e capacidade de ouvir e entender. Não é covardia ou falta de decisão, mas humildade para perceber o quanto os outros podem colaborar”, disse.

O evento continua até dia 26 e a inscrição para as conferências pode ser feita de forma gratuita clicando aqui.

Confira abaixo a programação.

24/5/22

9h30 – 2ª. Conferência

O Papel das Ciências Humanas na Educação Integral

Prof. Dr. Pe. Paulo Sérgio Lopes Gonçalves