Faculdade de Fisioterapia

Aproximadamente 25% do efetivo de áreas como Educação, Saúde e Segurança das Prefeituras Municipais brasileiras está afastado do trabalho por motivo de saúde física ou mental. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Centro Brasileiro de Segurança e Saúde Industrial (CBSSI), que também constata o impacto dos afastamentos do trabalho no panorama dos negócios não só no setor público como no setor privado. Segundo projeções para 2030 e 2050, as tendências que vêm tomando forma atualmente demonstram que a situação tende a se agravar.

O Diretor do CBSSI, Paulo Dias de Campos, alerta que o cenário atual é preocupante tanto do ponto de vista social quanto financeiro ou operacional, uma vez que os afastamentos do trabalho geram grandes impactos sociais e econômicos dentro do país. “Falta entendimento sobre o assunto até mesmo dentro do setor. É por isso que, considerando a crise econômica e trabalhista a qual o país se encontra, torna-se essencial para os profissionais envolvidos com o tema investir em conhecimento e atualização profissional para que as medidas necessárias para reverter este quadro possam ser tomadas”, afirma.

Com este intuito ocorre o 9º Congresso de Reabilitação Profissional e Gestão dos Afastamentos, evento que tem por objetivo não apenas discutir as tendências do setor como também apresentar soluções e caminhos para a gestão da reabilitação profissional, absenteísmo e presenteísmo, gestão de atestados, motivação profissional, inclusão e responsabilidade social. Além disso, paralelo ao Congresso será realizada a entrega do 6º Prêmio de Reabilitação Profissional e Gestão dos Afastamentos, que visa reconhecer os melhores projetos da área.

De acordo com Campos, todos os assuntos serão debatidos dentro de uma abordagem prática e atual. Profissionais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, engenheiros, profissionais de recursos humanos, advogados, economistas, administradores, gestores e técnicos de segurança do trabalho poderão discutir importantes temas nesta nona edição do evento que já se consagra como parte fundamental para o desenvolvimento do setor.

O 9º Congresso de Reabilitação Profissional e Gestão dos Afastamentos tem o apoio da Faculdade de Fisioterapia da PUC-Campinas.

Serviço:

Data: 20 e 21 de Junho de 2016
Local: Teatro Brasil Kirin no Shopping Iguatemi – Campinas/SP
Endereço: Avenida Iguatemi, 777, Vila Brandina – Campinas/SP

Mais informações e inscrições CLIQUE AQUI.

Eduardo Vella
13 de junho de 2016