3ª Jornada da Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo reflete crise sanitária no Brasil e no mundo

Atividades on-line abertas ao público terão debates ligados ao tema “Emergências e Produção Científica do Sul Global”; inscreva-se

A 3ª Jornada do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas, aberta à comunidade acadêmica e aos profissionais interessados em se envolver com pesquisa e docência, será realizada de forma virtual, pelo YouTube e pelo Microsoft Teams, nos dias 31 de agosto e 1° de setembro. Os debates estarão ligados ao tema Emergências e Produção Científica do Sul Global, com exibição gratuita mediante inscrição. (Clique e inscreva-se)

O objetivo do evento, realizado desde 2018 como forma de apresentar e aprimorar as pesquisas em andamento relativas à área de Arquitetura, Urbanismo e Território, é dividir conhecimentos e experiências com pesquisadores, alunos e sociedade ante os desafios impostos atualmente. “As cidades e os espaços de uso coletivo, bem como os ambientes internos de casa, em especial no Sul Global, têm aspectos climáticos, políticos, socioeconômicos e antropológicos específicos a serem compreendidos e enfrentados. A pesquisa busca delimitar, relacionar sistematicamente e resolver esses problemas”, afirma a coordenadora do Mestrado, Profa. Dra. Laura Bueno.

A atividade, que contará com docentes e estudantes do Mestrado da PUC-Campinas em associação com o Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG), no Mato Grosso, terá também a presença de pesquisadores de outras regiões do Brasil e do Sul Global. Além de apresentações de pesquisas e exposições orais, haverá duas palestras.  A primeira, no dia 31 de agosto, às 9h30, será lecionada pelo Prof. Wilson Ribeiro dos Santos Junior, coordenador das áreas de Arquitetura, Urbanismo e Design na CAPES, que abordará o tema “A Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo: um desafio latino-americano”.

A segunda, no dia 1° de setembro, às 9h40, terá como conferencista a Profa. Olga Lucía Ceballos Ramos, da Pontifícia Universidad Javeriana, da Colômbia. O tema tratado será “Reflexión sobre la importancia de la vivienda como primera línea de prevención en salud frente a la pandemia de la covid-19”, apresentando como referência o caso de Bogotá.

Ainda de acordo com a professora Laura, o propósito é fomentar a reflexão sobre as prioridades de pesquisa em face da crise sanitária, com ênfase na realidade brasileira, que possui necessidades sociais, base fundiária, economia e planejamento urbano específicos. “Os problemas urbanos, a relativa redução da poluição durante o isolamento social, as relações entre a moradia e a saúde entraram nas manchetes. São fenômenos já estudados e já detectados pela pesquisa científica, porém as formas de enfrentamento são diferentes conforme a posição territorial no mundo da atividade econômica globalizada”, destaca.

As atividades da manhã terão transmissão no YouTube, sem a necessidade de inscrição. À tarde, os encontros serão abertos mediante inscrição prévia no site www.sympla.com.br/3a-jornada-do-posurb-arq__945141. Os inscritos receberão links para acesso às lives. Clique para conferir a programação completa.

Saiba mais sobre o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo:

Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – Mestrado

Vinícius Purgato