1ª Mostra de Inovação e Empreendedorismo expõe trinta projetos de alunos da Universidade

Objetivo é criar cultura empreendedora no ambiente universitário

Trinta ideias empreendedoras de alunos da PUC-Campinas foram apresentadas, na última terça-feira, 21 de maio, na 1ª Mostra de Inovação e Empreendedorismo, organizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEXT) da Universidade. O evento teve como propósito compartilhar os projetos desenvolvidos com a comunidade acadêmica e empresarial.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo de Campinas, André Von Zuben, e empresas regionais tiveram a oportunidade de conversar com os estudantes e conhecer mais sobre as ideias propostas. Os participantes destacaram o papel da Universidade no fomento ao empreendedorismo, sobretudo em razão das mudanças econômicas e tecnológicas, que alteram a maneira como os empregos são oferecidos.

“A criação de modelos de negócios deve ser condizente à realidade que vivemos. Até mesmo os estudantes que desejam seguir carreira em empresas convencionais precisam criar uma atitude empreendedora, porque esta é uma condição necessária ao seu desenvolvimento profissional. As organizações querem profissionais que sabem liderar equipes, fazer planos de negócios, bem como entregar as metas de forma organizada”, analisou Von Zuben, que também é presidente do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia.

O evento também contou com a presença do empreendedor Augusto Aielo, cofundador da Soul Urbanismo, fundador da Bunkka e coordenador do Fórum de Jovens Empreendedores, vinculado à Associação Comercial de São Paulo. O jovem, que se tornou CEO aos 25 anos, contou um pouco sobre a sua trajetória e reforçou a importância da criação de uma mentalidade empreendedora.

“Hoje buscamos reconhecimento, inovação e sonhamos com grandes projetos, mas nem sempre sabemos o que fazer para isso acontecer. O que precisamos é nos autoconhecer, compreender as oportunidades tecnológicas e mergulhar com tudo nos projetos que nos desafiam”, frisou.

O Prof. Dr. Rogério Eduardo Rodrigues Bazi, Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, reforçou que a Universidade tradicionalmente apoia as ações inovadoras e que o objetivo é tornar essa cultura ainda mais forte. “O evento é resultado de um projeto anterior, o PUC Empreende, que tinha a intenção de despertar o interesse empreendedor nos alunos.  Agora a ideia é expandir essa proposta, a fim de que esse espírito esteja inserido nos projetos pedagógicos dos Cursos e no DNA dos estudantes”, finalizou.

jun
ter
dia inteiro Corpus Christi
Corpus Christi