1ª Maratona de Engenharia Mecânica da PUC-Campinas– Carro de Ar Comprimido – acontece no dia 10 de junho

A PUC-Campinas realiza no próximo dia 10 de junho a 1ª Maratona da Faculdade de Engenharia Mecânica – Carro de Ar Comprimido, a partir das 8h30, no Prédio do Centro de Tecnologia (CT), Bloco A – Hall Térreo, que fica no Campus I da Universidade. O evento é aberto ao público.

A competição será entre alunos que estão no primeiro semestre da Engenharia Mecânica cursando a disciplina de Introdução à Engenharia, ministrada pelo professor Me. Cássio Zapaterra e que receberam o desafio de montar um carrinho com propulsão a ar comprimido. Cerca de 10 carrinhos participarão das provas.

De acordo com o Diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica da PUC-Campinas, Prof. Dr. Marcos Carneiro da Silva, o trabalho dos alunos é surpreendente. “Estou muito satisfeito com o resultado, apesar de serem alunos do primeiro período, eles foram muito criativos e os carrinhos, tanto do ponto de vista de design, quanto de conceito (funcionamento) têm soluções muito acima das expectativas”, ressalta.

A 1ª Maratona da Faculdade de Engenharia Mecânica – Carro de Ar Comprimido possui provas estáticas e dinâmicas, nas estáticas serão julgados o design, o conceito e a apresentação sobre o desenvolvimento do projeto. Já nas dinâmicas, serão diversas provas como por exemplo,  distância   percorrida, subida de rampa e um rally entre os carrinhos.

A Comissão Julgadora formada por professores da Instituição e um convidado externo dará pontos para cada equipe a partir do resultado em cada prova, ao final, a equipe que somar o maior número de pontos em toda a competição será a vencedora. Uma das empresas patrocinadoras do evento, a Starrett levará equipamentos de medição para auxiliar a Comissão Julgadora na avaliação de desempenho dos carrinhos.

Serviço:
1ª Maratona da Faculdade de Engenharia Mecânica – Carro de Ar Comprimido
Data: 10/06/17
Local: Prédio do Centro de Tecnologia (CT), Bloco A – Hall Térreo, Campus I
Público: Aberta ao público em geral
Entrada: Gratuita

Silvia Perez de Freitas