Em 1985 toma posse o 4º Reitor da Universidade: o engenheiro Eduardo José Pereira Coelho. Nascido em Promissão (SP) no dia 6 de maio de 1949, filho de Joaquim Lacerda Coelho e de Maria Liberato Pereira Coelho. Graduou-se em engenharia civil pela Escola de Engenharia de São Carlos, pertencente à Universidade de São Paulo (USP), em 1971, e onde veio a lecionar, de 1973 a 1979. No mesmo período foi professor da Faculdade de Ciências Tecnológicas da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, escola da qual foi vice-diretor e diretor nos anos de 1979 e 1980. Fez o mestrado em engenharia de estruturas na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 1977, em cuja Faculdade de Engenharia Mecânica deu aulas, em 1980.

Vice-reitor acadêmico da PUCC, em 1981, e reitor por dois mandatos, de 1985 a 1992, foi eleito presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, em 1988, e no ano seguinte, vice-presidente da Organização Universitária Interamericana, sediada no Canadá. Deixaria ambos os cargos em 1992.

Agraciado com o título de doutor honoris causa pela PUC de Campinas, integrou também o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), foi conselheiro da empresa Desenvolvimento Rodoviário S.A. (Dersa) e consultor de várias universidades.

Mayla Demanboro
24 de novembro de 2021