Em 1980 toma posse como Reitor pró tempore o professor Heitor Regina, ex-aluno da nossa Faculdade de Direito, que assume novo mandato em fevereiro de 1981 como 3º Reitor da Universidade.

Heitor Regina foi o responsável pela reestruturação administrativa e financeira da PUC-Campinas. Propôs um Projeto Pedagógico Geral, abrindo a oportunidade para repensar currículos, metodologia, formação de docentes e discentes e criar uma infraestrutura acadêmica.

As atividades de extensão passaram a ser compreendidas como forma de expressar um compromisso mais efetivo da Universidade em relação à sociedade brasileira. Em 1983, foi criado o Núcleo de Integração de Serviços (NIS) e, em 1984, aconteceu o I Seminário sobre Extensão Universitária da PUC-Campinas.

Na gestão de Heitor Regina, foi implantado o Orçamento Programa, com a corresponsabilidade de todas as unidades (cursos, faculdades e institutos, além da administração), alteração estatutária para democratizar a Universidade com a presença, nos colegiados, das representações estudantis e dos funcionários, a proibição de reeleições sucessivas e a criação de departamentos.

Sobre Heitor Regina

Reitor da PUC-Campinas de junho de 1980 a janeiro de 1985, Heitor Regina nasceu em Bariri (SP), no dia 30 de julho de 1932. É casado com Lygia Silvia de Seixas Queiroz, tem sete filhos e sete netos. É da primeira turma do curso de Direito da PUC-Campinas (1952 – 1956). Fez mestrado em Direito Econômico e Financeiro pela USP (1987) e doutorado em Direito Tributário pela PUC-SP (1998). Foi secretário da Fazenda da Prefeitura de Campinas de 1970 a 1973 (governo Orestes Quércia).

Desde 1968, é professor da Faculdade de Direito da PUC-Campinas, onde ministra as disciplinas Direito Tributário e Direito Constitucional. Presidiu o Hospital Beneficência Portuguesa de 1995 a 1997. Recebeu, da Câmara Municipal de Campinas, em dezembro de 1994, o título de Cidadão Campineiro. Também da Câmara Municipal de Campinas, recebeu, em agosto de 2006, o Diploma de Mérito Jurídico. Foi conselheiro estadual e federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Mayla Demanboro
24 de novembro de 2021