10ª Conferência de Orquestras da PUC-Campinas oferece repertório para todos os gostos

De hoje a quarta-feira, sempre às 19h30, o Centro de Cultura e Arte (CCA) da PUC-Campinas promoverá a 10ª Conferência de Orquestras, no auditório Cardeal Agnelo Rossi – Campus I, da Universidade.

A Conferência de Orquestras vem sendo realizada desde 2008 e busca fomentar a música desse tipo de coletivo instrumental, além de promover o intercâmbio e a troca de experiências entre regentes e músicos.

Já participaram da Conferência grupos como a Orquestra Sinfônica de Limeira, Banda Sinfônica de Hortolândia e Orquestra UNASP, dentre muitas outras.

Com o objetivo de aumentar a abrangência de público, esta 10ª Conferência terá a participação de grupos orquestrais com diferentes formações instrumentais, participarão: a Oficina de Cordas, o Grupo de Música de Câmara da PUC-Campinas e a Orquestra Sinfônica de Americana.

A Oficina de Cordas foi criada em 1991, pelo Prof. do Depto. de Música da Unicamp, José Eduardo Gramani, e desde então, o grupo tem se destacado por suas interpretações da música brasileira ou da música ocidental. Devido ao trabalho sério que o grupo vem desenvolvendo, ele foi convidado para uma série de concertos pela Europa no mês de outubro de 2017.

O Grupo de Música de Câmara da PUC-Campinas é composto por alunos e por músicos da comunidade externa e tem utilizado uma linguagem mais jovem na escolha do repertório, mas sem perder as características camerísticas. O projeto do grupo para 2017 tem como tema “Caleidoscópio Sonoro” e faz uma abordagem de temas clássicos do Rock nacional e internacional, dando uma cara nova a músicas conhecidas, mas com um tratamento mais de orquestra.

Essa flexibilização na escolha dos grupos orquestrais é um diferencial que tem como meta atrair tanto aqueles que gostam de música erudita, quanto os que gostam de uma música mais Pop.

Trinta anos do CCA

Em 2017, o Centro de Cultura e Arte da PUC-Campinas comemora sua terceira década com o Festival 30 anos do CCA, que conta com uma programação comemorativa especial ao longo de todo o ano. Estão previstas performances e atuações dos Grupos Artísticos e de convidados, com apresentações de dança, orquestras, corais e, é claro, muita música.

Todos os eventos do Festival 30 anos do CCA têm entrada gratuita e a programação completa pode ser conferida no link: https://www.puc-campinas.edu.br/cca.

10ª Conferência de Orquestras da PUC-Campinas
Data: 05,06, 07/06