Perguntas Frequentes

1. MATRÍCULA

1.1. Fui convocado, mas não posso comparecer no prazo estabelecido para fazer a Matrícula. Existe outra data?

Não. O candidato que não comparecer na data de Matrícula em que convocado perde a vaga. Caso não possa comparecer, poderá fazê-la por procuração com firma reconhecida. Clique aqui para visualizar o Modelo de procuração.

 1.2. Posso apenas pagar a Matrícula no prazo estabelecido e entregar os documentos e assinar o contrato em data posterior?

Não. A Matrícula compreende três procedimentos diferentes:

PAGAR O BOLETO DA PRIMEIRA MENSALIDADE,

ENTREGAR OS DOCUMENTOS SOLICITADOS e,

ASSINAR O CONTRATO.

A matrícula será efetivada somente com a realização dos três procedimentos nos prazos estabelecidos nas chamadas.

2. DOCUMENTAÇÃO

2.1.  Quais são os documentos necessários para a Matrícula?

Deve ser apresentada, no ato da Matrícula, a via original legível e atualizada dos seguintes documentos:

  • RG – Cédula de Identidade ou CNH com foto – Carteira Nacional de Habilitação. Para candidato de nacionalidade estrangeira: RNE – Registro Nacional de Estrangeiro;
  • CPF – Cadastro de Pessoa Física;
  • Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento no caso de alteração do nome de solteiro (a);
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio, assinado pela Diretoria da Escola e com identificação da assinatura;
  • Histórico Escolar do Ensino Médio em que conste a informação de Conclusão do Curso, datado, assinado e com identificação da assinatura;

O candidato que já tenha concluído curso superior poderá apresentar o diploma devidamente registrado em substituição ao certificado de conclusão e histórico escolar do Ensino Médio.

  • Atestado Médico recente, apenas para candidato convocado para Matrícula no Curso de Educação Física, que comprove estar habilitado à prática esportiva, com a indicação de eventuais restrições, ficando isenta a Universidade de qualquer responsabilidade em caso de omissão desse documento ou de informações a esse respeito.

2.2.  Já sou formado em outro Curso de Graduação. Preciso entregar o Certificado de Conclusão e o Histórico Escolar do Ensino Médio?

O candidato que já é portador de diploma de Curso de Graduação pode efetuar a Matrícula apresentando o Diploma de ensino superior, devidamente registrado, ficando dispensado de também apresentar o Certificado de Conclusão e o Histórico Escolar do Ensino Médio.

2.3.  Tenho apenas a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Posso fazer minha Matrícula com esse documento?

Sim. A Carteira Nacional de Habilitação – (CNH) é um documento oficial de identificação.

2.4.  Já sou, ou fui aluno da PUC-Campinas. Preciso entregar os documentos novamente?

Sim, por se tratar de um novo ingresso na Universidade.

2.5.  Perdi meu RG e CPF. Posso fazer Matrícula sem esses documentos?

Sim, você pode apresentar a Carteira Nacional de Habilitação, que é um documento oficial de identificação. Caso não tenha a documentação, você assinará um Termo de Compromisso de entrega dessa documentação o mais breve possível.

  • Não terminarei o Ensino Médio antes de 1º de fevereiro de 2017. Posso fazer matrícula?

Não. A conclusão do Ensino Médio é condição para ingresso no Ensino Superior, conforme artigo 44, inciso II, da Lei no 9.394, de 20/12/1996, e ainda conforme o disposto nas Normas do Processo Seletivo – Vestibular 1o semestre de 2017. Assim, o candidato deve ter concluído o Ensino Médio antes de 1o de fevereiro de 2017 para os Cursos que têm início no 1o semestre.

Para a efetivação da matrícula no Curso de Medicina com início no 2º semestre de 2017, o candidato deve ter concluído o Ensino Médio antes de 1º de agosto de 2017.

2.7.  Só tenho o Histórico Escolar do Ensino Médio. Não tenho o Certificado. Posso fazer a Matrícula?

Sim, a Matrícula pode ser feita, porém, é obrigatória a entrega do Certificado de Conclusão do Ensino Médio em data posterior estabelecida pela Universidade para que a Matrícula não venha a ser cancelada.

2.8.  Tenho uma Declaração/Atestado de Conclusão de Curso. Posso fazer a Matrícula com esse documento?

A entrega do Certificado de Conclusão e do Histórico Escolar do Ensino Médio é obrigatória para a validade da Matrícula. Em razão de algumas escolas não entregarem em tempo hábil o Certificado de Conclusão e o Histórico Escolar do Ensino Médio, a Matrícula pode ser feita, porém é obrigatória a entrega desses documentos em data posterior estabelecida pela Universidade, para que a Matrícula não seja cancelada. Declaração ou Atestado de Conclusão não substitui o Certificado de Conclusão do Ensino Médio.

A Universidade não aceita, em hipótese alguma, declaração ou atestado de eliminação de matérias referentes ao EJA – Educação de Jovens e Adultos e Curso Supletivo ou outro documento que declare conclusão parcial de qualquer nível.

2.9.  A escola em que cursei o Ensino Médio não existe mais. Como poderei obter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio e o Histórico Escolar?

A documentação de conclusão do Ensino Médio deve ser requerida na Diretoria Regional de Ensino à qual a escola pertencia.

2.10. A escola se recusa a fornecer o Histórico Escolar ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio porque estou inadimplente. O que devo fazer?

De acordo com a legislação vigente, nenhuma escola pode recusar-se a fornecer documentos a alunos em razão de inadimplência. Procure a Diretoria Regional de Ensino à qual a escola pertence e peça orientações a respeito.

2.11. Devo levar foto 3X4 para a Matrícula?

Não é necessário. A foto é feita no ato da Matrícula.

2.12. Terminei meus estudos de ensino médio no exterior. Posso apresentar na Matrícula o documento emitido pela escola estrangeira?

Não. O candidato que concluiu o Ensino Médio no exterior deve, obrigatoriamente, apresentar documento que reconheça, ateste a equivalência dos estudos realizados no exterior, sob pena de não poder concretizar a Matrícula. Esse documento, no Estado de São Paulo, é obtido na Diretoria de Ensino de sua região.

3. ASSINATURA DO CONTRATO

3.1.  Quem deve constar no contrato como contratante?

É contratante o responsável pelo pagamento das mensalidades, pai, mãe ou responsável legal pelo aluno, ou o próprio aluno, desde que seja maior de 18 anos e seja ele próprio o responsável pelos pagamentos.

3.2   Sou o contratante e não poderei comparecer no dia da matrícula para assinar o contrato. O que devo fazer?

Na impossibilidade de comparecimento do contratante, a Matrícula pode ser feita por procuração, devendo ser apresentados todos os documentos solicitados para a Matrícula, tanto do candidato quanto do responsável pela assinatura do contrato. Clique aqui para visualizar o Modelo de procuração

3.3.  Menor de 18 pode assinar o contrato de prestação de serviços na condição de contratante?

Não, salvo os menores emancipados. Nesse caso o emancipado deve apresentar o documento de emancipação registrado no Cartório de Registro Civil competente.

3.4.  Meu padrasto ou madrasta podem assinar o contrato como contratante?

Sim, desde que o padrasto ou madrasta do candidato seja o Responsável Financeiro Legal.

3.5.  Preciso acompanhar meus pais ou responsável legal na Matrícula?

Sim. A presença do Candidato convocado para a Matrícula é obrigatória, uma vez que ele deve, também, assinar o Contrato na condição de aluno. Caso não possa vir, poderá fazê-lo por procuração com firma reconhecida. Clique aqui para visualizar o Modelo de procuração.

3.6.  Sou menor de idade. Meus pais ou responsável legal precisam vir comigo para fazer a Matrícula?

Sim. Sendo o candidato menor de 18 anos, o contrato somente poderá ser firmado pelo pai, mãe ou por quem tenha a guarda, a tutela ou a curatela judicial do candidato. O detentor da guarda, da tutela ou da curatela judiciais deve trazer cópia autenticada do documento comprobatório.

3.7.  Sou maior de idade. Meus pais precisam vir comigo para fazer a Matrícula?

Se o responsável pelo pagamento das mensalidades for o pai ou a mãe do candidato maior de idade, o responsável deverá estar presente, junto com o candidato, no dia da Matrícula para a assinatura do contrato.

3.8.  Sou menor emancipado. Meus pais precisam vir comigo para fazer a Matrícula?

Se o responsável pelo pagamento das mensalidades for o pai ou a mãe do candidato menor emancipado, o responsável deverá estar presente, junto com o candidato, no dia da Matrícula para a assinatura do contrato.

3.9.  Quais documentos o contratante (pai ou responsável) deve entregar no ato da assinatura do Contrato?

O contratante deve apresentar no ato da assinatura do contrato, os originais dos seguintes documentos:

  • RG – Cédula de Identidade atualizada ou CNH com foto – Carteira Nacional de Habilitação ou RNE – Registro Nacional de Estrangeiro;
  • CPF – Cadastro de Pessoa Física;
  • Comprovante de endereço.

3.10. O contrato pode ser assinado por procurador?

Sim. O Contrato pode ser firmado por procurador maior de 18 anos, desde que a procuração seja específica para a assinatura do contrato, em via original, com firma reconhecida. O procurador deve apresentar, para sua identificação, documento de identidade e deverão ser fornecidas cópias autenticadas do RG atualizado e do CPF do outorgante. A outorga só poderá ser dada pelos responsáveis: candidato maior de 18 anos, pai, mãe ou responsável legal. Clique aqui para visualizar o Modelo de procuração.

4. PAGAMENTO DA MATRÍCULA E MENSALIDADES

4.1.  Como é feito o pagamento da Matrícula?

O boleto para pagamento da Matrícula será disponibilizado ao candidato na convocação para Matrícula (chamada) no Portal da Universidade, para ser pago na rede bancária e apresentado, já quitado, no ato da Matrícula.

ATENÇÃO: no local da Matrícula não haverá atendimento bancário, nem caixa eletrônico. Assim, o pagamento do boleto deve ser feito antes do comparecimento na Universidade para o ato da Matrícula. Fique atento para os horários de atendimento para a Matrícula.

Clique aqui para ver as Orientações para Matrícula.

4.2.  Fazendo a Matrícula em 2016 terei de pagar a mensalidade do mês de janeiro de 2017?

A anuidade é divida em doze parcelas iguais. Portanto, o valor pago no ato da Matrícula corresponde à 1ª (primeira) parcela da anuidade (mês de janeiro). Os candidatos que efetuarem a Matrícula em 2016 farão o próximo pagamento somente no 5º dia útil de fevereiro de 2017.

4.3.  Sou candidato ao Curso de Medicina com início no 2º semestre de 2017. Terei de pagar as parcelas referentes ao 1º semestre de 2017?

Não. O aluno ingressante por meio do Processo Seletivo – Vestibular 2017 no Curso de Medicina que se inicia no 2º semestre de 2017 pagará, o valor de 6 (seis) parcelas da anuidade, a 1ª delas correspondente à Matrícula que é efetuada no ato da assinatura do contrato, sendo que a 2ª parcela vencerá em agosto/2017.

4.4.  É possível pagar o boleto quando estiver entregando os documentos?

Não. No local da Matrícula não haverá atendimento bancário, nem caixa eletrônico. Você deve apresentar o boleto já quitado no momento da entrega dos documentos.

4.5.  Se eu fizer apenas o pagamento da Matrícula na data estabelecida, estou matriculado no Curso?

Não. O simples pagamento do boleto não efetiva a Matrícula. Para a Matrícula ser efetivada há necessidade de realizar os três procedimentos previstos e nas datas estabelecidas: pagar o boleto da primeira mensalidade, entregar os documentos solicitados e assinar o contrato.

Clique aqui para ver as Orientações e Procedimentos para Matrícula.

4.6.  Posso pagar todas as parcelas do semestre no ato da Matrícula?

Sim. Procure orientação com o funcionário que o atender no momento da assinatura do contrato.

4.7.  A Matrícula pode ser parcelada?

Não. O pagamento da Matrícula somente poderá ser efetuado à vista no valor exato da Matrícula. As parcelas da anuidade não são parceladas.

4.8.  Há algum tipo de desconto para o pagamento da Matrícula?

A Universidade não concede descontos na Matrícula.

4.9.  Estou fazendo a Matrícula na minha segunda opção. Se eu for chamado para minha primeira opção, o valor pago será transferido para o outro Curso?

Sim. No caso de ocorrer a troca de Curso, o valor da Matrícula já realizada será adequado ao valor da nova Matrícula. Assim, se o pagamento anterior foi em valor maior, será feita a devolução; se o pagamento anterior foi em valor menor, será disponibilizado boleto com a diferença dos valores.

4.10. Eu posso mudar a data do vencimento das minhas mensalidades?

Não. Conforme cláusula contratual o vencimento das mensalidades se dá no 5o dia útil de cada mês.

4.11. Como posso saber o valor das mensalidades do Curso para o qual fui convocado para Matrícula?

O valor do boleto para pagamento da Matrícula inicial, que corresponde à 1ª parcela da anuidade, é o mesmo das demais parcelas.

4.12. Como posso saber o valor das mensalidades antes da convocação?

Entre em contato com o nosso Serviço de Atendimento Telefônico 0800-7287822.

4.13. A PUC-Campinas concede desconto nas mensalidades a partir do 2o dependente?

Sim. A Universidade identificará essa situação e concederá automaticamente o desconto a partir da segunda parcela do semestre.

4.14. Se eu não quiser estudar na PUC-Campinas como devo proceder para desistir da Matrícula realizada?

Você deve requerer a desistência da Matrícula pela Internet, no Portal da Universidade, www.puc-campinas.edu.br na Área Logada do aluno. Para acessar o aplicativo é preciso se autenticar no Sistema, informando o seu RA – Registro Acadêmico e a senha de acesso.

4.15. Estou prestando vestibular em outras instituições. Se fizer Matrícula na PUC-Campinas e for chamado para Matrícula na outra Instituição de Ensino Superior, como ficará o pagamento feito à PUC-Campinas?

Caso o aluno ingressante venha a desistir de sua Matrícula na Universidade, a PUC-Campinas devolverá parte do valor recolhido no ato da Matrícula inicial nas condições e prazos estabelecidos no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais. A devolução far-se-á mediante requerimento do aluno ao Departamento de Contas a Receber – DCR, exclusivamente, via Portal da Universidade, www.puc-campinas.edu.br Área Logada do aluno.

4.16. Se eu desistir de estudar na PUC-Campinas, o valor pago na Matrícula inicial será devolvido?

Veja as condições e prazos estabelecidos no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

5. PROCEDIMENTOS

5.1.  Não poderei comparecer para fazer a Matrícula na data estabelecida. Alguém poderá fazê-la por mim? O que é necessário?

Sim. A Matrícula pode ser feita por procuração devendo ser apresentados todos os documentos solicitados para a Matrícula, tanto do candidato quanto do responsável pela assinatura do contrato.

Clique aqui para visualizar o Modelo de procuração.

5.2.  Posso fazer a Matrícula e trancar o meu Curso?

Sim, porém não há garantia de vaga para o Destrancamento, uma vez que as vagas do 1o (primeiro) período dos Cursos são oferecidas, prioritariamente, para os vestibulandos.

5.3.  Fui chamado para o turno de minha inscrição, mas gostaria de me matricular em outro turno. Posso fazer a Matrícula em turno diferente?

Não. Conforme Normas do Processo Seletivo – Vestibular da PUC-Campinas, a classificação dos candidatos é feita por Curso, turno, local de oferecimento e semestre letivo de início, de acordo com o indicado no Formulário de Inscrição do Processo Seletivo.

5.4.  Como faço para mudar ou trocar o turno?

Há dois procedimentos para solicitação de mudança de turno da Matrícula: participando do processo de Vagas Remanescentes, em sendo disponibilizada vaga no turno ou Curso pretendido, ou depois de matriculado requerer a alteração à Diretoria da Faculdade, que irá avaliar o pedido de acordo com os critérios vigentes. Qualquer mudança depende sempre da existência de vaga.

5.5.  Fui chamado na 2a (segunda) opção. Se eu fizer a Matrícula, perco a chance de continuar concorrendo à minha 1a (primeira) opção?

Não. De acordo com as Normas do Processo Seletivo – Vestibular da PUC-Campinas, os candidatos convocados para sua 2a (segunda) opção, mesmo que efetuem Matrícula nesta, continuarão concorrendo à vaga no Curso, turno, local de oferecimento e semestre letivo de início indicados como 1a (primeira) opção. Se houver vaga, e até o prazo-limite de aproveitamento do semestre letivo, será automaticamente chamado a trocar a Matrícula de seu Curso, assinando novo contrato e acertando os valores correspondentes.

5.6.  Fazendo Matrícula na minha 2a (segunda) opção, preciso manifestar meu interesse na Lista de Espera pelo Curso de minha 1a (primeira) opção?

Sim. Os candidatos relacionados na Lista de Espera devem, obrigatoriamente, manifestar seu interesse pela vaga, conforme estabelecido nas Normas do Processo Seletivo – Vestibular da PUC-Campinas. A manifestação deve ser feita pelo Portal PUC-Campinas, em www.puc-campinas.edu.br, de 04 a 11 de novembro de 2016 pelos candidatos de todos os Cursos de Graduação, com exceção aos candidatos ao Curso de Medicina, para os quais o prazo é de 12 a 15 de dezembro de 2016.

5.7.  Tendo sido convocado para Matrícula em Curso de minha opção, posso mudar de Curso no ato da Matrícula?

Não. Conforme consta das Normas do Processo Seletivo – Vestibular da PUC-Campinas, a classificação dos candidatos é feita por Curso, turno, local de oferecimento e semestre letivo de início do Curso, de acordo com o indicado no Formulário de Inscrição. Se você deseja mudar de Curso, concorra a uma vaga, participando do processo de Vagas Remanescentes.

5.8.  Estou cursando ou já cursei outra Faculdade. Eu posso solicitar a dispensa das disciplinas que já cursei?

Sim, e para isto você deve requerer a dispensa de cursá-las. O requerimento solicitando a dispensa de disciplina, de acordo com o Calendário Acadêmico da Universidade, deve ser feito até 02 de março de 2017, no Portal da Universidade, na área logada do aluno. Em caso de ingresso posterior a esta data, você deve requerer até 5 dias úteis após a realização da matrícula.

Além do requerimento com o pedido de dispensa de disciplina, você deve entregar o Histórico Escolar do Curso Superior e os programas das disciplinas já cursadas na Central de Atendimento ao Aluno – CAA, localizada no Prédio H 11 do campus I e no Prédio Administrativo do campus II.

A PUC-Campinas não concede dispensa de disciplina cursada em outra Instituição de Ensino Superior na condição de Aluno Especial, ou condição semelhante.

5.9.  Há disciplinas no currículo do Curso cujo conteúdo é de meu domínio mesmo sem tê-las cursado em outro Curso Superior. Posso ser dispensado de cursá-las?

O aluno poderá solicitar exame de suficiência de tais disciplinas. Para isto, depois de matriculado, deve entrar em contato, para informações dos procedimentos, com a Diretoria de sua Faculdade que analisará a situação.

6. VAGAS REMANESCENTES

6.1.  O que é Vaga Remanescente?

É a vaga que remanesce após terem sido chamados todos os inscritos em um determinado Curso. De acordo com o definido nas Normas do Processo Seletivo – Vestibular da PUC-Campinas, transcorridos os prazos regulamentares de Matrícula dos candidatos convocados nas chamadas, as Vagas Remanescentes dos Cursos em que não houver candidato em Lista de Espera serão abertas, por meio de Edital específico. Podem concorrer às Vagas Remanescentes todos os candidatos que tiverem realizado o Processo Seletivo e que não foram nele desclassificados, incluindo aqueles que já tiverem efetuado Matrícula em quaisquer dos Cursos da PUC-Campinas. Outras informações sobre Vagas Remanescentes poderão ser obtidas em www.puc-campinas.edu.br ou na Secretaria Geral da Universidade, pelo e-mail sg.matricula@puc-campinas.edu.br.

6.2.  Fui chamado na 1a (primeira) opção mas quero, na verdade, a 2a (segunda) opção. O que faço?

Você poderá se inscrever em Vagas Remanescentes para o Curso que deseja, caso existam. FIQUE ATENTO: se não realizar a Matrícula, perde a vaga de 1a (primeira) opção e não há garantia de conquistar a vaga no Curso desejado.

6.3.  Posso optar por fazer Matrícula em Curso diferente das minhas opções na inscrição do vestibular?

Não. Conforme consta das Normas do Processo Seletivo – Vestibular da PUC-Campinas, a classificação dos candidatos é feita por Curso, turno, local de oferecimento e semestre letivo de início, de acordo com o indicado no Formulário de Inscrição. Se você deseja mudar de Curso concorra a uma vaga, participando do processo de Vagas Remanescentes, para o Curso em que houver vagas.

7. PRAZOS

7.1.  Caso eu não faça a Matrícula na data estabelecida, perco a vaga?

Sim, a ausência do candidato convocado para Matrícula nos prazos estabelecidos implicará perda de vaga, conforme critério estabelecido nas Normas do Processo Seletivo – Vestibular da PUC-Campinas.

7.2.  Não fiz Matrícula e perdi a vaga, mas gostaria de estudar na PUC-Campinas. Tenho alguma chance?

Se houver vaga, você poderá concorrer a uma nova vaga no mesmo ou em outro Curso. Para isto inscreva-se no processo de Vagas Remanescentes.

7.3.  Em que dia começam as aulas?

De acordo com o Calendário Acadêmico da Universidade, as aulas do 1o semestre de 2017 começam no dia 13 de fevereiro e as do 2º semestre no dia 1º de agosto.

7.4.  Qual é o horário de Matrícula?

Os horários, o local e o prazo para Matrícula dos candidatos classificados e convocados constarão das convocações. Você deve ficar atento para não perder a Matrícula.

Clique aqui para ver as Orientações e Procedimentos para Matrícula.

7.5.  Em que lugar fica meu Curso? Posso conhecer a Faculdade?

Sim, você pode conhecer o local de oferecimento do seu Curso. Os campi estão abertos das 8 às 17 horas e você poderá conhecer o lugar em que estudará. Além disso, as Faculdades têm uma programação específica de atividades para a acolhida dos ingressantes. Fique atento ao Portal PUC-Campinas e não deixe de participar.

8. BOLSAS DE ESTUDO E FINANCIAMENTOS

8.1.  A PUC-Campinas oferece Bolsa de Estudo?

A PUC-Campinas concede para alunos com carência financeira Bolsa de Estudos pelo PROUNI – Programa Universidade para Todos, com processo seletivo específico e de acordo com as exigências estabelecidas nas normas próprias.

8.2.  A PUC-Campinas possui algum financiamento para as mensalidades?

Sim. A PUC-Campinas oferece o financiamento da APLUB.

8.3.  O que é APLUB e como posso me inscrever?

Trata-se de um programa de crédito educativo da Fundação Associação dos Profissionais Liberais Universitários do Brasil (APLUB), destinado ao financiamento integral da anuidade. O acesso às informações desse programa pode ser encontrado em www.fundaplub.com.br.

9. OPORTUNIDADES ACADÊMICAS

9.1.  Gosto da atividade de pesquisa. O que a PUC-Campinas oferece a seus alunos nesta área?

A PUC-Campinas oferece várias oportunidades de Iniciação Científica e Tecnológica.

São vários os programas entre eles PIBITI e PIBIC em parceria com o CNPq e FAPIC, Fundo de Apoio à Iniciação Científica próprio da PUC-Campinas.

9.2.  A PUC-Campinas oferece monitoria?

Sim. Os alunos veteranos dos Cursos de Graduação podem atuar como monitores auxiliando os colegas em muitas disciplinas, fazendo com que o processo de ensino-aprendizagem fique mais dinâmico.

9.3.  É possível fazer estágio no decorrer do Curso?

Sim. As atividades de estágio realizam-se por meio de parcerias com inúmeras empresas e órgãos públicos, o que oferece ao aluno contato com o futuro ambiente profissional, desenvolvendo competências específicas da sua profissão.

9.4.  Gostaria de participar de atividades de Extensão e serviços à comunidade. O que a PUC-Campinas me oferece?

A PUC-Campinas oferece a seus alunos várias oportunidades de participar de atividades de Iniciação à Extensão.

9.5.  A PUC-Campinas oferece oportunidade de intercâmbio internacional para seus alunos?

Sim. A PUC-Campinas possui vários programas de intercâmbio internacional entre Instituições de Ensino Superior Parceiras. Conheça os programas na página do DRE – Departamento de Relações Externas, no Portal da Universidade, www.puc-campinas.edu.br/dre.

9.6.  Como posso participar de projetos artísticos, culturais e esportivos?

Por meio de projetos promovidos pela Coordenadoria Geral de Atenção à Comunidade Interna – CACI e pelo Centro de Cultura e Arte – CCA. Você pode obter mais informações pelos telefones (19) 3343-7216 (CACI) e (19) 3735-5806 (CCA) ou no Portal da Universidade, www.puc-campinas.edu.br/caci e www.puc-campinas.edu.br/cca.

9.7.  Gosto de praticar esportes. Em quais projetos posso praticá-los?

Participando do Projeto “Apoio à Atividade Física e ao Esporte Universitário” se quiser treinar ou jogar semanalmente. São promovidos, também, dois campeonatos: o “CALOURÍADA” que possibilita a prática de esportes entre os ingressantes dos vários cursos e o PUCCÍADA, que consiste num campeonato entre alunos veteranos.

9.8.  Há na Universidade algum projeto para quem gosta de trabalhos manuais?

Sim, a Coordenadoria Geral de Atenção à Comunidade Interna – CACI oferece, pelo Projeto Oficin’Arte, oficinas de arte e artesanato no decorrer do ano nos espaços de convívio da universidade.

9.9.  Há, na Universidade, o oferecimento de alguma forma de entretenimento cultural?

Sim, pelo Projeto Inter’Arte, da CACI, são oferecidas, gratuitamente, exibições cinematográficas, nas salas auditório do Campus I e do Campus II, de filmes que estão fora do circuito de cinema atual.

9.10. Tenho uma banda, gosto de cantar e tocar um instrumento musical. Existe algum espaço cultural no qual eu possa divulgar um trabalho artístico?

Sim. A Coordenadoria Geral de Atenção à Comunidade Interna – CACI, por meio de seu Projeto Inter´Arte, cede espaço e equipamento de som nos locais de convívio dos campi para que alunos, professores e funcionários da PUC-Campinas mostrem seus talentos e trabalhos musicais à Comunidade Universitária. Também poderá inscrever seu grupo musical no Festival PUCFEST que acontece uma vez por ano na Universidade.

9.11. Tenho idéias e propostas de debates, além de projetos de interesse coletivo. Qual órgão eu devo procurar para viabilizá-los?

Procure a Diretoria de sua Faculdade. Após a análise pela Diretoria, o seu projeto ou proposta poderá ser encaminhado a outras instâncias da Universidade, para estudo e posterior contato, quando for o caso. Na Coordenadoria Geral de Atenção à Comunidade Interna – CACI, você poderá sugerir a proposta de debate que será viabilizada pelo Projeto Palavra Livre, ou de ação solidária que, após analisada, poderá ser executada com o apoio da Universidade.

9.12. Gosto de arte e cultura. Como posso me aprimorar ou me desenvolver nessa área durante meu Curso de Graduação?

Você deve conhecer o Centro de Cultura e Arte – CCA da PUC-Campinas. Outros detalhes estão disponíveis em www.puc-campinas.edu.br/cca.

9.13. A PUC-Campinas oferece oportunidade para que eu tenha uma vivência artística e cultural durante o período do Curso?

Sim. No Centro de Cultura e Arte – CCA, você tem a chance de ter uma vivência artística no campo do teatro, da dança, do canto coral e até da música (Música Popular e Música de Câmara). Para integrar um desses grupos, informe-se em www.puc-campinas.edu.br/cca.

10. OUTROS ASSUNTOS

10.1. Na PUC-Campinas tem trote?

A prática de qualquer tipo de trote é proibida na Universidade pela Resolução Normativa PUC no 018/05. É colocado à disposição dos alunos ingressantes o número do telefone (19) 3343-7241, para atendimento a chamadas, com a finalidade de receber reclamações e denúncias de trote a calouros da PUC-Campinas. Tais informações são cadastradas em sistema informatizado e encaminhadas para averiguação das instâncias envolvidas. Caso necessário, é aberta Comissão de Sindicância para apuração devida.

10.2. A PUC-Campinas promove festas para recepção dos calouros?

Não. A PUC-Campinas não promove festas em ambientes externos aos campi, tais como chácaras, bares, boates, lanchonetes, etc. O convite feito a alunos para comparecerem a esses locais, como sendo um evento da Instituição, não é verdadeiro.

10.3. A PUC-Campinas tem moradia estudantil ou oferece orientação sobre moradias para os estudantes?

Não, a PUC-Campinas não oferece esse tipo de serviço.

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