Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Objetivos


1. Capacitar para aplicação do pensamento computacional para resolução de problemas complexos. 2. Conhecer e utilizar os componentes e interfaces do MIT App Inventor para criação de aplicativos Android de maneira simples e visual através da programação por blocos. 3. Introduzir e aprimorar conhecimentos em lógica de programação utilizando o MIT App Inventor como ferramenta de ensino/aprendizagem para educadores e estudante, sem necessidade de codificação. 4. Desenvolver competências essenciais para concepção e desenvolvimento ágil de soluções e jogos móveis utilizando a plataforma MIT App Inventor.


Síntese do Conteúdo Programático


Pensamento Computacional. Estética de Interfaces Móveis. Histórico e conceitos básicos do MIT App Inventor. Conceitos básicos de Programação. Programação Orientada a Eventos. Design e Blocos. Leiautes e Design de Interação. Uso de sensores. GPS, Áudio e Vídeo. Reconhecimento de Fala e Texto. Compartilhamento e conexão com redes sociais. Manipulação de listas simples e complexas. Inclusão. Leitura. Atualização e Exclusão. Armazenamento e acesso a dados. Banco de Dados local e Distribuído. Desenhos e Animações. Desenvolvimento de projeto final.


Público Alvo


Professores, pesquisadores, universitários, estudantes, designers, hobistas, empreendedores e profissionais de qualquer área interessados na concepção e desenvolvimento simples e ágil de aplicativos móveis, na prática de lógica de programação e no uso do MIT App Inventor como ferramenta educacional para introdução e prática em lógica de programação. (Pré-requisito mínimo: graduando).