II SEMINÁRIO DA VIGILÂNCIA SOCIOASSISTENCIAL: desafios para avaliação de políticas e projetos sociais no município de Campinas

Inscrições Encerradas

CARACTERIZAÇÃO DO SEMINÁRIO

O II Seminário da Vigilância Socioassistencial, cujo tema principal versa sobre os desafios para avaliação de políticas e projetos sociais no município de Campinas, é um evento organizado pela Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social (SMCAIS), e pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEXT) da PUC-Campinas. Pelo segundo ano consecutivo, ambas as instituições reafirmam o compromisso de debater as multicausalidades presentes no fazer cotidiano das Políticas Sociais.

A segunda edição deste Seminário pretende oferecer oportunidades para que diferentes agentes, a saber, profissionais das políticas públicas, professores e alunos, possam trocar experiências e refletir sobre os desafios que se estabelecem para avaliação das ações realizadas. De que maneira é possível sistematizar as experiências envolvidas na execução de projetos e políticas sociais? Como diagnosticar o impacto, a transformação e o legado dessas ações junto à população? Como estabelecer mecanismos de aferição que não sejam alheios aos contextos e as vivências das pessoas nos diferentes territórios?

Sem ter a pretensão de oferecer respostas conclusivas para estas indagações, o formato do II Seminário da Vigilância Socioassistencial privilegiará discussões sobre estas temáticas em dois momentos. No período da manhã, uma abordagem de caráter mais geral sobre a Avaliação de Políticas e Projetos Sociais com a palestra de abertura do Prof. Dr. Paulo Januzzi. No período da tarde, professores que desenvolvem Projetos de Extensão na Universidade juntamente com gestores e profissionais da prefeitura Municipal de Campinas irão debater sobre os desafios da avaliação de projetos e políticas sociais a partir de quatro eixos, definidos em comum acordo: território, mulheres, juventude e patrimônio.

Organização:

Vigilância Socioassistencial- PMC-SMCAIS
Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários - PUC-Campinas

Programação:

Manhã

Local:  Auditório Cardeal Agnelo Rossi – Prédio CCHSA, Bloco E
8h30min – 9h:  Recepção

9h – 09h45min:  Abertura do Evento (Representantes da PUC-Campinas e da Prefeitura Municipal de Campinas)

9h45min – 12h:  Palestra “Avaliação de Políticas e Projetos Sociais”
• Prof. Dr. Paulo de Martino Jannuzzi. Ex-Secretário de Avaliação e Gestão de Informação (SAGI) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, ex-docente da PUC-Campinas.

Debatedor: Prof. Dr. André Pires (PROEXT/PUC-Campinas)

Tarde
Local: Prédio CCHSA, Bloco E
Sessões Temáticas: 13h30min – 15h15mim

Sessão Temática 1 (Sala 201): MÉTODOS PARA CONHECIMENTO DO TERRITÓRIO
A Cartografia Social como técnica participativa e instrumento de gestão do território

• Profa. Dra. Vera Lúcia dos Santos Plácido (Faculdade de Geografia - PUC-Campinas)

Processo de construção do Relatório de Informações Sociais

• Isadora Marchesini (Vigilância Socioassistencial- Prefeitura Municipal de Campinas)

Debatedores:

• Fábio Custódio (Departamento de Cidadania - Prefeitura Municipal de Campinas)
• Profa. Dra. Cristiane Feltre (Faculdade de Administração - PUC-Campinas)

Sessão Temática 2 (Sala 202): MULHERES E POLÍTICAS PÚBLICAS
Desamparo e provisoriedade em condições irregulares de habitação: desafios para o enfrentamento da violação de direitos.

• Profa. Dra. Stela Cristina de Godoi (Faculdade de Ciência Sociais - PUC-Campinas)

Mulheres: análises a partir dos cadastros sociais

• Gisleide Abreu (Vigilância Socioassistencial - Prefeitura Municipal de Campinas)

Debatedores:

• Elza Frattini Montali (Centro de Apoio à Mulher Operosa / CEAMO e Coordenadoria da Mulher - Prefeitura Municipal de Campinas)
• Profa. Dra. Mônica Gobitta (Faculdade de Psicologia - PUC-Campinas)

Sessão de Temática 3 (Sala 203): JUVENTUDE E MOBILIZAÇÃO SOCIAL
Indicadores de desempenho em projetos de extensão: discursos nas redes sociais digitais como mobilizadores pela causa da juventude e da mulher marginalizada

• Prof. Me. Fabiano Ormaneze (Faculdade de Jornalismo – PUC-Campinas)

Contexto social dos jovens em Campinas

• Márcia Pantaleão (Vigilância Socioassistencial- Prefeitura Municipal de Campinas)

Debatedores: