Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

‘Vozes do Tempo’: PUC-Campinas reforça compromisso com a longevidade e a convivência entre gerações no aniversário de 5 anos do Vitalità

Evento que celebrou o Dia Internacional da Pessoa Idosa e o aniversário do Programa Institucional foi marcado por depoimentos emocionados e manifestações artísticas

Em uma tarde marcada pela emoção, arte e o sentimento de comunidade, a PUC-Campinas celebrou, na última quarta-feira (1), o evento “Vozes do Tempo”. A celebração, realizada no Campus I, coroou uma dupla e histórica data: o Dia Internacional da Pessoa Idosa e os cinco anos de existência do Vitalità, o Centro de Envelhecimento e Longevidade da PUC-Campinas que se tornou um pilar de transformação social e acadêmica na Instituição.

O evento foi uma demonstração viva do legado construído pelo Programa Institucional. Representando a Reitoria, a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Profa. Dra. Alessandra Borin Nogueira, destacou a importância da trajetória do Vitalità e o orgulho institucional pelo seu crescimento. “É um grande motivo de comemoração. Venho em nome do nosso Reitor, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, que foi um dos inspiradores da criação do Vitalità. Temos profunda gratidão e respeito pela história”, afirmou a Pró-Reitora, que também homenageou a equipe fundadora e o apoio das Pró-Reitorias ao longo dos anos. “Para nós, é uma grande felicidade trabalhar com uma equipe tão competente e engajada e, principalmente, com este público 60+ com quem aprendemos tanto. Nossos alunos interagem e saem transformados, sensibilizados, com outro olhar para a vida”, disse.

Essa trajetória de sucesso foi celebrada com entusiasmo pela responsável pelo Vitalità, Profa. Dra. Mariana Reis Santimaria. “É uma grande alegria, uma trajetória de muitas conquistas. Nesses cinco anos, tivemos o ingresso na Rede Mundial de Universidades Amigas da Pessoa Idosa, fomos reconhecidos como líderes da América do Sul, recebemos novos ingressantes, criamos oficinas, a equipe se ampliou. Temos que celebrar!”, declarou.

Para ela, o maior trunfo do Programa é a criação de um ambiente genuinamente intergeracional. “Podemos ter pessoas de todas as idades convivendo: estudantes da graduação, pesquisadores e pessoas com mais de 60 anos que estão voltando para a Universidade. Com isso, conseguimos favorecer relações intergeracionais em que todo mundo aprende e todo mundo ganha. É um compartilhamento de experiências”, completou.

A Profa. Me. Gisele Brides Pietro Casacio, que atua no apoio à gestão do Vitalità, reforçou o impacto cultural do programa. “Comemorar os cinco anos do Vitalità é um marco para perceber o impacto do Programa na sociedade e, mais do que isso, o impacto na vida de nossos participantes. O Vitalità transformou a cultura acadêmica, articulando nossos participantes com alunos em ambos os Campi. É uma alegria saber o quanto temos o potencial de transformar uma cultura quando pensamos em envelhecimento e longevidade”, analisou.

As vozes que dão vida ao tempo

Os verdadeiros protagonistas da celebração, no entanto, foram os próprios integrantes do Vitalità. Seus depoimentos, carregados de emoção, materializaram o significado do Programa para além dos muros da Universidade. Para Maria Lourdes Vidotto, o centro representou um ponto de virada. “O Vitalità representa para mim duas vidas: uma antes e outra depois que me encontrei aqui. Fui muito bem aceita, fiz parte da primeira turma e vi tudo crescer. O Vitalità representou uma liberdade na terceira idade que eu ainda não tinha encontrado”, disse. Ela também destacou a beleza da troca entre gerações. “Fiquei muito feliz de saber que tem fila de espera para ser voluntário no Vitalità no Campus II. O jovem está aprendendo a respeitar o idoso, e a gente está se dando um ao outro. É um lugar que você vai e se sente bem. É fantástico”.

A mesma intensidade foi compartilhada por José Vicente Gonzales Misa, que encontrou a palavra perfeita para definir sua experiência. “Eu poderia falar sobre a inclusão do idoso, a ressocialização, o intercâmbio, os conhecimentos…, mas eu vejo o Vitalità em uma palavra. Eu defino assim, simplesmente: para mim, é vida. E isso resume tudo”, disse.

A celebração foi abrilhantada pela apresentação do Coral Vitalità, o lançamento do mural “Vitalità em Ação” e a participação especial da cantora Catarina Neves, finalista do The Voice Senior.



Daniel Bauman
2 de outubro de 2025