
Victor de Barros Deantoni toma posse como Magnífico Reitor da PUC-Campinas
Cerimônia de posse da nova reitoria foi realizada nesta segunda-feira, 2 de fevereiro, no Auditório do Campus I, com a presença de autoridades de toda a região
A PUC-Campinas realizou, na manhã desta segunda-feira, 2 de fevereiro, a solenidade de posse do Prof. Dr. Victor de Barros Deantoni como Magnífico Reitor da PUC-Campinas para o período de 2026 a 2030, durante Reunião Extraordinária do Conselho Universitário (CONSUN) da Universidade, no Auditório do Campus I. A cerimônia ocorreu um dia após a Celebração Eucarística com Profissão de Fé, realizada na Catedral Metropolitana de Campinas, na qual o Reitor foi empossado.
Na cerimônia desta segunda-feira, conduzida pelo Arcebispo Metropolitano de Campinas Dom João Inácio Müller, Grão-Chanceler da Universidade, foi empossado também o Vice-Reitor Prof. Dr. Ricardo Luís de Freitas, os novos Pró-Reitores, os Decanos de Escolas, os Diretores de Faculdade, os Coordenadores de Cursos de Graduação e os Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.
Participaram do evento o Prefeito de Campinas, Dário Saadi, ex-reitores, gestores, membros da comunidade acadêmica (professores, funcionários, corpo técnico-administrativo), representantes da Sociedade Mantenedora de Educação e Instrução (SCEI), da Maternidade de Campinas, representantes de instituições de ensino e de pesquisa, além de autoridades municipais.
À nova gestão, o Arcebispo Metropolitano de Campinas, pediu que todos mantenham a verdade como princípio orientador da instituição, assegurando a centralidade da pessoa humana nas decisões acadêmicas e administrativas. “Desejo que a PUC-Campinas, fiel à sua identidade católica, seja sempre espaço onde se constrói sabedoria, se acolhe a diversidade de culturas e se promove o bem comum com coragem intelectual, criatividade pastoral e profundo amor ao próximo, sempre brilhando pela fé e pela ciência. Contem com minha prece, bênção e proximidade. Sejam corajosos, dedicados e valentes e uma abençoada missão”, afirmou Dom João.
Olhar para o futuro
Ao assumir como Reitor da PUC-Campinas, o Prof. Dr. Victor de Barros Deantoni destacou os desafios à frente da Universidade. “Nos próximos anos, queremos continuar levando adiante a missão que a PUC-Campinas já vem construindo: inovar, elevar a qualidade do ensino e reforçar a importância de uma instituição de ensino superior comprometida com a comunidade. São 85 anos de história e cerca de 200 mil egressos, o que nos desafia a seguir fortes para continuar oferecendo ensino de qualidade à cidade de Campinas. Vivemos um período em que o ambiente universitário é especialmente propício às relações humanas. A convivência no Campus, entre pessoas de diferentes áreas do conhecimento, traz uma humanização do ensino que é cada vez mais necessária nos dias de hoje”, destacou.
O Reitor também deixou uma mensagem para os docentes. “É na sala de aula que a missão da Universidade se concretiza diariamente, é no planejamento dos cursos e, sobretudo, no encontro entre o professor e o estudante”, disse. O Prof. Dr. Victor de Barros Deantoni ainda completou. “O professor é aquele que toca o coração do estudante. Só é professor aquele que conquista o seu aluno. É esse encontro que transforma vidas”.
Acompanhe aqui o discurso na íntegra.
Homenagens
A solenidade de posse do novo Reitor também foi marcada por um momento de homenagem aos ex-reitores da Universidade. Os Ex-Reitores Prof. Dr. Eduardo José Pereira Coelho, Prof. Gilberto Luiz Moraes Selber, Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David, e Profa. Dra. Angela de Mendonça Engelbrecht receberam do Arcebispo Metropolitano um pergaminho de agradecimento pelos anos de contribuição à instituição.
Complementando as homenagens, o prof. Dr. Germano Rigacci Junior e o Prof. Dr. Pe. José
Benedito de Almeida David, receberam das mãos do Reitor Prof. Dr. Victor de Barros Deantoni, um quadro em que ambos são retratados em espaços da Universidade.
Balanço da gestão
Após ser homenageado, o Prof. Germano Rigacci Junior fez um balanço das ações realizadas ao longo dos oito anos à frente da Universidade e agradeceu o empenho de toda a comunidade universitária.
“Esse legado é um trabalho de toda a comunidade universitária: do corpo docente, do corpo técnico-administrativo, dos gestores que acreditaram nos projetos que foram sendo construídos aqui dentro e que foram sendo implementados no dia a dia desta instituição. Agora, a Universidade está em um patamar que ela deve avançar ainda mais”, destacou o Prof. Dr. Germano Rigacci Junior.
Presença de autoridades
A posse do Prof. Dr. Victor de Barros Deantoni foi recebida com entusiasmo pelas principais autoridades do município.

Dário Saadi, Prefeito de Campinas
Para o prefeito de Campinas, Dário Saadi, a gestão do Prof. Victor representa a segurança de que a histórica cooperação entre a Prefeitura e a Instituição entrará em uma nova fase de crescimento. Ele destacou a parceria em áreas sensíveis como a saúde pública e a gestão da Maternidade de Campinas que foram fundamentais para o atendimento à população. “Temos certeza que essa parceria vai continuar e que será ampliada também. Minha presença aqui é para reconhecer o trabalho já realizado e desejar ao novo reitor um sucesso imenso no comando da universidade”, afirmou o prefeito.
O presidente da Câmara Municipal de Campinas, Luiz Carlos Rossini, também destacou os avanços da Universidade ao longo dos anos. “Certamente, agora com o Prof. Victor, esse processo de inovação, de modernização, de colocar a Universidade mais em contato com a sociedade, ampliando as atividades de extensão, vai valorizar ainda mais a importância da PUC-Campinas no processo de desenvolvimento de Campinas”, afirmou Rossini.
O Desembargador Prof. Dr. Luís Francisco Aguilar Cortez, Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e professor da Faculdade de Direito da PUC-Campinas, que compareceu à cerimônia de posse representando o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Dr. Francisco Eduardo Loureiro, também destacou a parceria do tribunal com a Universidade na área de assistência jurídica, reconhecendo a qualidade do trabalho desenvolvido. “Reconheço esse trabalho de apoio à sociedade na assistência judiciária, ajudando aqueles mais carentes que não teriam acesso à contratação de profissionais e nos juizados especiais. Esse trabalho é muito importante e merece a continuidade, principalmente pela qualidade dos gestores, dos professores, servidores e estudantes”, afirmou o Desembargador.
- Luiz Carlos Rossini, Presidente da Câmara Municipal de Campinas
- Desembargador Luís Francisco Aguilar Cortez, Vice-Presidente do TJ/SP
Pró-Reitores
Assumiram os cargos de Pró-Reitores para essa nova gestão os professores Dra. Alessandra Borin Nogueira, Pró-Reitora de Graduação; Dra. Carla Cristina Enes Gomes, Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão; Dr. Luis Arlindo Feriani Filho, Pró-Reitor de Educação Continuada; Dr. Eduard Prancic, Pró-Reitor de Inovação; e Dr. Marcos Carneiro da Silva, Pró-Reitor de Gestão de Pessoas e Serviços Compartilhados.

Segundo o Reitor, Prof. Dr. Victor de Barros Deantoni, a formação da equipe foi pensada para ter uma equipe diversa, que conhece a história da instituição. “A proposta dessa equipe é reunir trajetórias longevas, de membros que conhecem profundamente a história da instituição, com uma postura aberta à inovação e ao fortalecimento da qualidade do ensino, sendo formada, sobretudo, por pessoas que se respeitam e que desejam conduzir a universidade em alinhamento com os objetivos da atual gestão. Trata-se de uma universidade comprometida com a entrega às pessoas, com a entrega à sociedade e com um elevado senso de responsabilidade”, destacou o Prof. Victor de Barros Deantoni.
Confira abaixo os Decanos das seis Escolas
Os nomes definidos para essa nova gestão são:
Escola de Ciências Humanas Jurídicas e Sociais – HJS: Prof. Dr. Pe. Adriano Broleze
Escola de Ciências da Vida – ECV: Prof. Dr. Gustavo Henrique da Silva
Escola de Economia e Negócios – ECON: Prof. Me. Eduardo Frare
Escola Politécnica – POLI: Prof. Dr. Ricardo Pannain
Escola de Linguagem e Comunicação – ELC: Prof. Me. Carlos Eduardo Pizzolatto
Escola de Arquitetura, Artes e Design – EAAD: Prof. Me. Fábio de Almeida Muzetti
Posse dos Diretores de Faculdade, Coordenadores de Cursos de Graduação e Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu





































































