Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Universidade investe em infraestrutura e sustentabilidade para novo ano letivo

Melhorias nos campi proporcionam maior bem-estar e pertencimento à comunidade universitária

Para recepcionar os alunos no início do ano letivo, a PUC-Campinas preparou uma série de novidades pelos dois campi da Universidade. As ações realizadas, e que terão continuidade ao longo do ano, incluem novas áreas de convívio, veículos para visitas técnicas e atividades complementares das aulas, além de outras ações voltadas à sustentabilidade. Todas as melhorias executadas nos dois campi têm como objetivo proporcionar maior bem-estar e pertencimento de toda a comunidade interna.

Novos espaços de convivência

Um projeto desenvolvido pelas equipes de jardinagem propôs a revitalização de espaços para criar novas áreas de convívio dentro da Universidade. Entre esses locais estão um jardim em frente ao prédio da Escola de Arquitetura, Artes e Design (EAAD), no Campus I, e o espaço entre os blocos A e B, no Campus II.

Nesses espaços, foram plantadas mudas de Crótons, Singônio Rosa e Dracenas, espécies que harmonizam bem em jardins e canteiros e oferecem uma paleta vibrante de cores, com tons de vermelho, rosa, amarelo, branco e verde.

Harmonização entre a segurança viária e o ambiente

Para melhorar o paisagismo e a segurança viária, vasos com plantas e flores foram instalados próximos a rampas, canteiros, faixa de pedestres e faixas delimitadoras de estacionamento.

No Campus I já foram instalados 35 desses vasos que ajudam a organizar melhor o fluxo e a circulação de veículos nas áreas internas. No Campus II, devido às particularidades do ambiente hospitalar e acadêmico, um estudo detalhado vai definir quais ambientes são mais adequados para a instalação dos vasos.

“Mais do que apenas organizar as vagas de estacionamento e o fluxo de trânsito, esses vasos com plantas coloridas embelezam a Universidade e criam um ambiente acolhedor à comunidade”, explicou Fábio Donizete da Silva, supervisor do Departamento de Proteção Universitária.

Ações de sustentabilidade

Para manter o bem-estar nos campi, duas ações foram colocadas em prática visando a sustentabilidade: a padronização de comunicação visual nos sanitários (com orientações sobre a importância da lavagem das mãos, descarte correto de resíduos e conservação da limpeza do espaço) e a instalação de novas lixeiras para separação correta dos resíduos orgânicos e materiais recicláveis.

“Foram adquiridas 140 pares de lixeiras maiores e próprias para área externa. Em paralelo, desenvolvemos uma comunicação visual que educa e indica como o lixo deve ser descartado de forma que consigamos fazer a separação e destinação correta dos resíduos, o que nos auxilia com o Ranking GreenMetric e com a compensação de carbono”, explicou a supervisora de Serviços Gerais do Departamento de Asseio, Conservação e Transporte da PUC-Campinas, Roberta Volpe Gervasio.

Novos veículos

A Universidade também adquiriu oito novos veículos, entre carros, vans e motos, que passam a reforçar a frota e a atender diferentes demandas administrativas e acadêmicas.

Os novos veículos, que já começaram a ser adesivados com a nova padronização visual, serão utilizados tanto por funcionários quanto por alunos, especialmente em atividades externas vinculadas às rotinas universitárias. Para o deslocamento interno e apoio às atividades administrativas, foram incorporados três veículos de passeio, que agora integram oficialmente a frota da Universidade.

A área de segurança também foi contemplada com a ampliação da infraestrutura. Com a aquisição de três novas motos, a equipe passa a contar com maior agilidade e alcance, o que contribui para a ampliação da cobertura e do monitoramento nos campi.

Além disso, os estudantes passam a contar com uma nova alternativa de transporte para aulas e atividades realizadas fora da Universidade. Duas vans, com capacidade para 16 pessoas cada, foram adquiridas com o objetivo de atender deslocamentos previamente agendados para locais externos, ampliando a flexibilidade das ações acadêmicas e favorecendo experiências de aprendizado que extrapolam os limites dos campi.



Jean Spaduzano
6 de fevereiro de 2026