
SIPAT leva conhecimento e reflexão sobre saúde e bem-estar à PUC-Campinas e ao Pio XII
O evento tratou ainda da prevenção de acidentes no trabalho e do combate ao adoecimento
As comissões internas de prevenção de acidentes do trabalho e assédio (CIPAAs) da PUC-Campinas e do Colégio de Aplicação Pio XII promoveram, entre os dias 25 e 29 de agosto, para todos os seus funcionários, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Assédio (SIPAT) 2025.

As CIPAAs de ambos os campi da PUC-Campinas e do Colégio de Aplicação Pio XII foram as responsáveis pela realização da SIPAT.
A iniciativa visou propagar conhecimento e reflexão sobre o tema deste ano, “Saúde e Bem-Estar”, e despertar o olhar crítico do maior número de colaboradores possível sobre a importância da prevenção de acidentes, do combate ao adoecimento, da segurança e da qualidade de vida no local de trabalho e fora dele. Além disso, o evento apresentou a Feira da Saúde, com uma campanha de multivacinação e a atuação de profissionais de diversos ramos das ciências da vida.
Segurança e saúde no ambiente de trabalho
De acordo com a presidente da CIPAA do Campus I, Fernanda Brognaro dos Santos, a SIPAT é um evento anual obrigatório, realizado pelas CIPAAs de ambos os campi da PUC-Campinas e do Colégio de Aplicação Pio XII e cujo objetivo principal é “conscientizar os colaboradores sobre a importância da segurança e saúde no ambiente de trabalho. Através de palestras, treinamentos e atividades educativas, a SIPAT visa sensibilizar os funcionários para a prevenção de acidentes e melhora da qualidade de vida, proporcionado um ambiente de trabalho mais seguro”.

O especialista em cibersegurança da empresa integradora de tecnologia da informação (TI) e desenvolvedora de soluções tecnológicas Go Ahead It, Ítalo Penteado, e a advogada da Sociedade Campineira de Educação e Instrução (SCEI) e encarregada do Departamento de Proteção de Dados da Instituição, Dra. Juliana Moretti, falaram sobre “Segurança Digital e Jurídica: Como se Prevenir de Golpes, com Abordagem sobre Cibersegurança e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”.
Fernanda diz ainda que dentre as atividades realizadas estiveram diversas palestras sobre segurança do trabalho. Estas foram ministradas por técnicos de segurança do trabalho e por uma fisioterapeuta do trabalho e bombeira civil do Departamento de Engenharia e Segurança do Trabalho. Outros assuntos tratados foram: gerenciamento de riscos ocupacionais e psicossociais; ergonomia; segurança no trabalho em máquinas e equipamentos; equipamento de proteção individual; e proteção contra incêndios.
Segurança digital, estilo de vida e educação financeira
Além disso, o especialista em cibersegurança da empresa integradora de tecnologia da informação (TI) e desenvolvedora de soluções tecnológicas Go Ahead It, Ítalo Penteado, e a advogada da Sociedade Campineira de Educação e Instrução (SCEI) e encarregada do Departamento de Proteção de Dados da Instituição, Dra. Juliana Moretti, falaram sobre “Segurança Digital e Jurídica: Como se Prevenir de Golpes, com Abordagem sobre Cibersegurança e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”.

A Feira da Saúde contou com inúmeros tipos de atendimento com profissionais da área de ciências da vida e uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas realizou a aplicação de vacinas para variadas patologias.
Profissionais da Unimed Campinas, especializados em nutrição e educação física, por sua vez, trataram de transformações no estilo de vida, visando a implementação de ações para mudanças comportamentais que visem o bem-estar, enquanto que a professora de Contabilidade e Finanças da Escola de Economia e Negócios (EcoN) da PUC-Campinas, Dra. Maria Cristina Alves Cassaro, ministrou a palestra “Educação Financeira: Aprenda a Organizar Seus Gastos e Planejar o Seu Futuro”, trazendo orientações sobre as principais causas de endividamento, mas também sobre como avaliar bons investimentos e aplicações.
Feira da Saúde e escolha do tema
Sobre a Feira da Saúde, Fernanda comenta que, durante a ação, ocorreram inúmeros tipos de atendimento com profissionais de enfermagem, nutrição, educação física, odontologia e fisioterapia, em que foram realizadas orientações voltadas à saúde e à promoção da qualidade de vida.
Ela lembra ainda que os cipeiros realizaram abordagens aos colaboradores da PUC-Campinas e do Pio XII para tratar dos vários benefícios oferecidos pela plataforma de bem-estar corporativo Wellhub e que uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas realizou a aplicação de vacinas para variadas patologias, dentre as quais, Influenza, Tétano, Hepatite B, Sarampo, Caxumba, Rubéola e Febre Amarela.
“O tema da SIPAT desse ano foi ‘Saúde e Bem-Estar’. Ele é bem abrangente e foi escolhido pelos próprios colaboradores através do levantamento de informações realizado pelos cipeiros, que procuraram identificar com os seus colegas de trabalho quais temas seriam interessantes de serem trazidos ao evento. No geral, os dois campi e o Pio XII apresentaram temas muito parecidos, o que possibilitou implementarmos palestras mais voltadas ao perfil da nossa população”, encerra Fernanda.

