Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Apresentação


Tema: Fraternidade, Educação e Profissão Docente

Data: 3 a 5 de Outubro de 2022

Realização: Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) e Faculdade de Educação (FAEDUC) da PUC-Campinas.

Público-alvo: Estudantes e professores dos cursos de graduação e de pós-graduação da PUC-Campinas, egressos e docentes do PPGE, da FAEDUC e da PUC Campinas, pesquisadores de programas de pós-graduação, professores da rede pública e privada de educação e interessados na pesquisa em educação.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) e a Faculdade de Educação (FAEDUC) organizam o XV Seminário sobre a produção do conhecimento em Educação e XVII Seminário da Faculdade de Educação, ao celebrar os 81 anos da Faculdade de Educação da PUC Campinas, elegendo a temática “Fraternidade, Educação e Profissão Docente”. A programação visa envolver os professores de escolas públicas e particulares, estudantes da Pedagogia e das licenciaturas e estudantes de pós-graduação em Educação, com vistas a promover o debate sobre políticas públicas e a profissão docente; a reflexão sobre os dilemas e desafios atuais da prática docente; analisar perspectivas educacionais; reconhecer e prestigiar pesquisas e práticas escolares que incentivem o protagonismo de estudantes e de professores.

Organizado com a duração de três dias (manhã, tarde e noite) planejam-se conferências, rodas de conversa, minicursos, comunicações orais. sessões “palavra do professor(a) e apresentações de pôsteres.

A Faculdade de Educação e o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da PUC-Campinas vem há anos organizando esse evento científico sempre no sentido de estabelecer enlaces entre Escola e Universidade por meio de diálogos e compromissos com a formação de um professor crítico.

Nesta edição o evento tem por objetivo promover espaços de diálogo para reflexões com relação aos desafios enfrentados pela área da educação no país, a fim de permitir que pesquisadores nacionais e internacionais debatam questões relacionadas à Formação de Professores e Práticas Pedagógicas e a relação destas com Políticas Públicas em Educação, com foco no tema central das interrelações entre Escola e Universidade por meio de diálogos e compromissos com a formação do professor crítico. Visa ampliar e consolidar ainda mais uma produção consistente e abrangente sobre temáticas emergentes e urgentes em Educação, como inclusão, equidade, diversidade, reflexividade, autoformação, trabalho docente, especialmente neste atual momento quando depois de mais de 20 meses as escolas estiveram fechadas devido a pandemia COVID-19.

Com programação voltada para atender as necessidades atuais da formação inicial e continuada dos professores, o evento XV Seminário sobre a produção do conhecimento em Educação e XVII Seminário da Faculdade de Educação, ao celebrar os 81 anos da Faculdade de Educação da PUC Campinas, elegendo a temática “Fraternidade, Educação e Profissão Docente” tem como destaque a comemoração dos 80 anos do curso de Pedagogia, referência ímpar no campo educacional.

Contamos com a presença da comunidade educacional para juntos enriquecermos as discussões sobre os processos educativos na atualidade!

Comissão organizadora.

Programação


Dia 03 de outubro de 2022 (segunda-feira)

9h – Abertura do evento – Atividade Cultural

9h30min às 11h30min – Conferência de abertura: Fraternidade, Educação e Profissão docente – Joaquim Melro – Universidade de Lisboa
Coordenação: Jussara Tortella – PUC-Campinas

14h às 16h – Apresentação de trabalhos: sessões paralelas incluindo Pôsteres, Comunicações Orais e trabalhos do Palavra do(a) Professor(a).

15h30min às 16h – Intervalo

16h30min às 18h – Roda de Conversa com professores: Em defesa da escola pública – Jaime Cordeiro – Universidade de São Paulo

19h às 19h30min – Atividade Cultural

19h30min às 21h30min – Mesa Redonda: Profissão Docente e Educação Básica
Alessandra Arce Hai – Universidade Federal de São Carlos
Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo – Universidade Federal de São João del-Rei.
Fernando Luiz Cassio Silva – Universidade Federal do ABC
Coordenação: Andreza Barbosa – PUC-Campinas

Dia 04 de outubro de 2022 (terça-feira)

9h às 9h30min – Atividade Cultural

9h30min às 11h30min – Mesa Redonda: Profissão Docente e Educação Inclusiva
Cássia Geciauskas Sofiato – Universidade de São Paulo
Joaquim Melro – Universidade de Lisboa
Priscila Benitez – Universidade Federal do ABC
Coordenação: Magali Arnais – PUC-Campinas

14h às 15h30min – Roda de Conversa com professores: Narrativas de professores: reflexividade e autoformação – Maria da Conceição Passeggi – Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade Cidade de São Paulo

15h30min às 16h – Intervalo

16h às 18h – Apresentação de trabalhos: sessões paralelas incluindo Pôsteres, Comunicações Orais e trabalhos do Palavra do(a) Professor(a).

19h – Atividade Cultural

19h30min às 21h30min – Subversão responsável na profissão docente – Regina Célia Grando
Coordenação: Celi Espasandin Lopes – PUC-Campinas

Dia 05 de outubro de 2022 (quarta-feira)

9h às 11h15min – Minicursos
Minicurso 1: Educação e relações étnico-raciais – Cileda dos Santos Sant’Anna Perrella – Faculdade Zumbi dos Palmares
Minicurso 2: Educação literária – Patricia Maria Barbosa Jorge Sparvoli Costa – Centro Universitário Barão de Mauá
Minicurso 3: Jogos na Educação Matemática – Solange Pozzuto – Secretaria Municipal de Educação de Campinas
Minicurso 4: Alfabetização e desenvolvimento da linguagem escrita – Andreia Osti – Universidade Estadual Paulista

14h às 15h30min – Roda de Conversa com professores: Resolução de Conflitos em sala de aula – Telma Vinha – Universidade Estadual de Campinas

15h30min às 16h – Intervalo

16h às 18h – Apresentação de trabalhos: sessões paralelas incluindo Pôsteres, Comunicações orais e trabalhos do Palavra do(a) Professor(a).

19h30min às 22h – Minicursos
Minicurso 5: Educação e relações étnico-raciais – Gisele Maria Beloto – Colégio Objetivo de Jaguariúna
Minicurso 6: Educação literária – Renata Soares Junqueira – Universidade Estadual Paulista (UNESP/Araraquara)
Minicurso 7: Jogos na Educação Matemática – Solange Pozzuto – Secretaria Municipal de Educação de Campinas
Minicurso 8: Alfabetização e desenvolvimento da linguagem escrita – Andreia Osti – Universidade Estadual Paulista

Inscrições


Acesse: https://eventos.galoa.com.br/seminario-edu-puc-2022

Inscrição com apresentação de trabalhos

Comunicação oral (trabalho concluído), Pôster (trabalho em andamento) e Palavra de Professor/a (relato de experiência de práticas pedagógicas): de 06 a 13 de setembro de 2022.

Resultado da avaliação pela comissão científica: 28 de setembro de 2022


Inscrição sem apresentação de trabalhos- como participante

Até 03 de outubro de 2022

APOIO