
Semana ConectaRef 2025 debate o uso ético da Inteligência Artificial na academia
Evento promovido pelo Sistema de Bibliotecas e Informação (SBI) da PUC-Campinas reuniu especialistas para discutir desafios e oportunidades da IA no ensino superior
A PUC-Campinas promoveu, entre os dias 19 e 22 de maio, a Semana ConectaRef 2025, com o tema “IA na Jornada Acadêmica: transformação e desafios no acesso ao conhecimento”. A iniciativa, organizada pelo Sistema de Bibliotecas e Informação (SBI), reuniu docentes, pesquisadores e especialistas para discutir o uso ético e qualificado da inteligência artificial (IA) no meio acadêmico.
O evento surgiu a partir das experiências do programa ConectaRef, desenvolvido há um ano pelo SBI com foco na capacitação da comunidade universitária em literacia informacional e digital. A equipe identificou uma crescente demanda por orientações sobre ferramentas de IA, o que motivou a criação de uma programação específica voltada ao tema.
Programação plural e debates aprofundados
A programação contou com quatro encontros temáticos, cada um conduzido por especialistas convidados:
- 19/05 – Negacionismo científico: desafios da Infodemia no acesso ao conhecimento, com o Prof. Dr. Adolfo Calderón
- 20/05 – Integridade acadêmica e Inteligência Artificial, com a Profa. Dra. Eliane Fernandes Azzari
- 21/05 – IA no ensino superior: a qualidade da produção do conhecimento, com o Prof. Dr. Saullo Haniell Galvão de Oliveira
- 22/05 – IA na Pesquisa Científica: Ferramentas, Tendências e Práticas, com o Me. Sergio Caldas
Os encontros promoveram debates relevantes sobre ética, confiabilidade e os impactos da IA na produção do conhecimento, além de experiências práticas de aplicação no contexto universitário.
Palestrantes destacam papel estratégico das universidades
Durante a palestra de abertura, o professor Adolfo Calderón ressaltou a importância de incorporar o combate ao negacionismo científico como eixo estruturante dos currículos acadêmicos.
“É importante que as universidades insiram o tema do negacionismo científico como um eixo transversal nos planos pedagógicos, da graduação à pós-graduação, conferindo-lhe o mesmo status de temas como sustentabilidade, direitos humanos e multiculturalidade. Considera-se, ainda, fundamental que as universidades, em termos de responsabilidade social, promovam a alfabetização e o letramento científico, midiático e informacional, bem como a promoção da integridade acadêmica”, afirmou.
Coordenador do SBI e palestrante no último dia do evento, Sergio Caldas destacou o papel transformador das bibliotecas:
“A Semana ConectaRef demonstrou que a biblioteca é um espaço vivo, que informa, forma e transforma. Falar sobre inteligência artificial deixou de ser apenas uma tendência: tornou-se uma necessidade urgente para qualificar a produção acadêmico-científica sob uma perspectiva prática e ética”.
A programação reforça o compromisso da PUC-Campinas com a formação integral de seus alunos e a integração de tecnologias emergentes no ambiente acadêmico. O sucesso da iniciativa evidencia a importância de espaços institucionais que promovem reflexão, inovação e responsabilidade na construção do conhecimento.