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Semana ConectaRef 2025 debate o uso ético da Inteligência Artificial na academia

Evento promovido pelo Sistema de Bibliotecas e Informação (SBI) da PUC-Campinas reuniu especialistas para discutir desafios e oportunidades da IA no ensino superior

A PUC-Campinas promoveu, entre os dias 19 e 22 de maio, a Semana ConectaRef 2025, com o tema “IA na Jornada Acadêmica: transformação e desafios no acesso ao conhecimento”. A iniciativa, organizada pelo Sistema de Bibliotecas e Informação (SBI), reuniu docentes, pesquisadores e especialistas para discutir o uso ético e qualificado da inteligência artificial (IA) no meio acadêmico.

O evento surgiu a partir das experiências do programa ConectaRef, desenvolvido há um ano pelo SBI com foco na capacitação da comunidade universitária em literacia informacional e digital. A equipe identificou uma crescente demanda por orientações sobre ferramentas de IA, o que motivou a criação de uma programação específica voltada ao tema.

Programação plural e debates aprofundados

A programação contou com quatro encontros temáticos, cada um conduzido por especialistas convidados:

  • 19/05Negacionismo científico: desafios da Infodemia no acesso ao conhecimento, com o Prof. Dr. Adolfo Calderón
  • 20/05Integridade acadêmica e Inteligência Artificial, com a Profa. Dra. Eliane Fernandes Azzari
  • 21/05IA no ensino superior: a qualidade da produção do conhecimento, com o Prof. Dr. Saullo Haniell Galvão de Oliveira
  • 22/05IA na Pesquisa Científica: Ferramentas, Tendências e Práticas, com o Me. Sergio Caldas

Os encontros promoveram debates relevantes sobre ética, confiabilidade e os impactos da IA na produção do conhecimento, além de experiências práticas de aplicação no contexto universitário.

Palestrantes destacam papel estratégico das universidades

Durante a palestra de abertura, o professor Adolfo Calderón ressaltou a importância de incorporar o combate ao negacionismo científico como eixo estruturante dos currículos acadêmicos.

“É importante que as universidades insiram o tema do negacionismo científico como um eixo transversal nos planos pedagógicos, da graduação à pós-graduação, conferindo-lhe o mesmo status de temas como sustentabilidade, direitos humanos e multiculturalidade. Considera-se, ainda, fundamental que as universidades, em termos de responsabilidade social, promovam a alfabetização e o letramento científico, midiático e informacional, bem como a promoção da integridade acadêmica”, afirmou.

Coordenador do SBI e palestrante no último dia do evento, Sergio Caldas destacou o papel transformador das bibliotecas:

“A Semana ConectaRef demonstrou que a biblioteca é um espaço vivo, que informa, forma e transforma. Falar sobre inteligência artificial deixou de ser apenas uma tendência: tornou-se uma necessidade urgente para qualificar a produção acadêmico-científica sob uma perspectiva prática e ética”.

A programação reforça o compromisso da PUC-Campinas com a formação integral de seus alunos e a integração de tecnologias emergentes no ambiente acadêmico. O sucesso da iniciativa evidencia a importância de espaços institucionais que promovem reflexão, inovação e responsabilidade na construção do conhecimento.



Carlos Giacomeli
27 de maio de 2025