
SBI disponibiliza aos estudantes de Direito acervo composto por mais de três mil títulos
“Minha Biblioteca” contém obras realizadas por autores consagrados e de editoras renomadas
O Sistema de Bibliotecas e Informação (SBI) da PUC-Campinas conta, desde o dia 20 de agosto, com um acervo composto por mais de três mil títulos acadêmicos completos, produzidos por autores consagrados, de editoras renomadas, e que está disponível a todos os alunos e alunas da Faculdade de Direito, através da plataforma digital “Minha Biblioteca”.

De acordo com a bibliotecária Mirian Bezerra de Souza, responsável pela “Minha Biblioteca”, a questão de o arquivo de livros jurídicos incluir obras de editoras consolidadas no mercado jurídico brasileiro garante que “os usuários tenham acesso a conteúdo de qualidade e constantemente atualizado”.
As obras cobrem uma ampla gama de áreas jurídicas, como Civil, Penal, Tributária, Trabalhista, Contratual, Ambiental, Empresarial, do Consumidor, do Estado, Eleitoral, de Tecnologia da Informação e de Propriedade Intelectual, sendo uma das coleções digitais mais robustas para a área do Direito.
Conteúdo de qualidade e atualizado
De acordo com a bibliotecária Mirian Bezerra de Souza, responsável pela “Minha Biblioteca”, de fato, a questão de o arquivo de livros jurídicos incluir obras de editoras consolidadas no mercado jurídico brasileiro, como Saraiva Jur, Atlas, Forense, Manole, entre outras, garante que “os usuários tenham acesso a conteúdo de qualidade e constantemente atualizado, o que só reforça a relevância e confiabilidade da plataforma para a formação acadêmica e prática profissional”.
Ela explica ainda que a “Minha Biblioteca” funciona como um serviço de streaming de livros digitais, multidisciplinar, que oferece milhares de e-books essenciais para a formação acadêmica e profissional, sendo o acervo constantemente atualizado com mais de cinquenta selos editoriais, dentre os quais, além dos já citados, o Grupo A, o Grupo GEN, a Saraiva (para além do acervo jurídico), entre outras.

Segundo o coordenador do Sistema de Bibliotecas e Informação (SBI) da PUC-Campinas, “além da ‘Minha Biblioteca’, a Universidade também assina outras bases importantes que complementam o acervo digital e, dessa forma, estudantes, professores e pesquisadores contam com um conjunto amplo e estratégico de recursos informacionais”.
Mirian diz também que a plataforma “oferece acesso a um vasto acervo técnico-científico de qualidade, com milhares de obras acadêmicas. Além disso, a base permite aos usuários, como estudantes e professores, a leitura completa dos livros; a busca rápida e fácil por títulos, autores e assuntos; e possibilita a utilização de funcionalidades como anotações e compartilhamento de trechos, entre outras.”. Ela ressalta ainda que “a base dispõe de acessibilidade para facilitar a utilização da plataforma e leitura dos e-books”.
Diversidade e atualização constante
Segundo o coordenador do Sistema de Bibliotecas e Informação (SBI) da PUC-Campinas, Me. Sergio Eduardo Caldas, o acesso a plataforma se dá por meio da assinatura institucional, o que garante “a atualização constante e a diversidade do catálogo”.

Para o diretor da Faculdade de Direito da PUC-Campinas, Prof. Me. Francisco Vicente Rossi, “a atualização da legislação e da doutrina, de forma periódica, através da aquisição definitiva de obras, é da essência do curso de Direito e, agora, através da ‘Minha Biblioteca’, essa atualização será permanente e automaticamente revista”.
“Além da ‘Minha Biblioteca’, a Universidade também assina outras bases importantes que complementam o acervo digital, como a Biblioteca Virtual Pearson (BV Pearson), a Revista dos Tribunais (RT), entre outras plataformas de relevância acadêmica e profissional e, dessa forma, estudantes, professores e pesquisadores contam com um conjunto amplo e estratégico de recursos informacionais, que cobre desde obras de referência até publicações especializadas, fortalecendo o ensino, a pesquisa e a prática profissional”, esclarece Sergio.
Atualização como essência
Para o diretor da Faculdade de Direito da PUC-Campinas, Prof. Me. Francisco Vicente Rossi, “a atualização da legislação e da doutrina, de forma periódica, através da aquisição definitiva de obras, é da essência do curso de Direito e, agora, através da ‘Minha Biblioteca’, essa atualização será permanente e automaticamente revista. Assim sendo, nós iremos contar com a imediata publicação de novas edições, que, geralmente, são lançadas anualmente”.
Ele complementa dizendo que “a introdução deste novo sistema era uma aspiração da direção da Faculdade de Direito e, graças ao empenho da alta administração da Universidade, agora temos o oferecimento deste serviço ao corpo docente e aos alunos e alunas, que estão muito felizes e participativos com a abertura de mais um magnífico campo de pesquisa. Sem dúvida nenhuma, a aquisição da ‘Minha Biblioteca’ foi o maior acontecimento destes últimos anos, tanto para a Faculdade de Direito, quanto para o Centro de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais (HJS)”.
Como acessar?
A plataforma “Minha Biblioteca” encontra-se no Portal do Aluno – Lyceum e para acessá-la, basta clicar aqui. Após entrar na página, é só realizar a autenticação, procurar o menu localizado no lado esquerdo do site e se dirigir à “Minha Biblioteca”.

